Regiões do Seridó e Alto Oeste receberão 110 mil máscaras do Governo


 

A caravana do programa governamental RN + Protegido percorrerá 42 municípios até o próximo dia 11 de agosto para distribuir 120 mil máscaras para proteção ao novo coronavírus. A operação será coordenada pela Defesa Civil do Governo, em parceria com a Cruz Vermelha e Corpo de Bombeiros. A ação teve início nesta terça-feira (4) com 40 voluntários distribuídos em 12 equipes.

 

Desde o dia 15 de julho o RN + Protegido já distribuiu diretamente mais de 200 mil máscaras em 35 municípios do RN. As cidades e regiões são escolhidas de acordo com o número de casos de contaminação e taxas de transmissibilidade. “É um trabalho de prevenção junto à população em situação social mais vulnerável que tem surtido efeito”, pontuou o controlador geral do Estado, Pedro Lopes.

 

Ontem, primeiro dia da operação, foram distribuídas 10 mil máscaras em Natal e São Gonçalo do Amarante. Para esta quinta-feira (6), as ações estão programadas para as cidades de Acari, Cruzeta, São José do Seridó, Jardim do Seridó, Patu, Caraúbas, Campo Grande, Luiz Gomes, Paraú, Janduís, Olho D’água dos Borges e Riacho da Cruz.

 

Na sexta (7) será a vez de Santana dos Matos, Timbaúba, Jardim de Piranhas, São Fernando, Bodó, Cerro Corá, Jardim de Piranhas, Portalegre, Serrinha dos Pintos, Pau dos Ferros, São Miguel, Severiano Melo e Itaú. No sábado (8), Caicó, Currais Novos, Jucurutu e Lagoa Nova. A operação retoma na segunda-feira (10) nas cidades de Florânia, São Vicente, Parelhas, São João do Sabugi, Ipueira e São Rafael. E encerra na terça (11) nas cidades de Tenente Laurentino, Carnaúba dos Dantas, Santana do Seridó, Equador e Ouro Branco.

 

Ao todo serão distribuídas 120 mil máscaras, sendo 10 mil em Natal e São Gonçalo do Amarante, 75 mil em 25 cidades do Seridó e outras 35 mil nos municípios do Alto Oeste potiguar. “Essas são ações de entregas diretas de máscaras à população. O RN + Protegido já entregou aproximadamente 5 milhões de máscaras, sendo boa parte a prefeituras para livre distribuição e outras para entidades comunitárias, religiosas e associações”, destacou Pedro Lopes.

 

O RN+Protegido é uma parceria do Governo do Estado com as indústrias de confecção do RN, em especial a Guararapes e Coteminas, além do Sindicato da Construção Civil no RN (Sinduscon). O programa vai permitir 7 milhões de máscara para doação. Foi pensada para o enfrentamento dos impactos da calamidade pública decorrente do novo coronavírus no Rio Grande do Norte.


O Governo está investindo R$ 3 milhões na aquisição dessas 7 milhões de máscaras, em 3 etapas: a 1ª (3 milhões de máscaras) por meio de empréstimo junto ao Banco Mundial (projeto do Governo Cidadão); a 2ª (2 milhões de máscaras de pano) e a 3ª (2 milhões de máscaras de tnt), por meio de recursos aportados do Governo Federal através de emenda parlamentar da Senadora Zenaide Maia (até R$ 2 milhões).