Natal retoma serviços de urgência, pré-natal e teleconsulta odontológica


  
A prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), retoma os serviços de odontologia. A partir da próxima segunda, 24/08, os atendimentos de urgência e pré-natal odontológico vão ser retomados gradualmente nas unidades básicas de saúde e a partir do dia 1º de setembro nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da implementação de serviços de teleodontologia para a população.

Na atenção básica, os atendimentos de urgência terão como foco a remissão da dor aguda. Os pacientes que apresentarem dor odontogênica aguda (pulpite), pericoronarite, alveolite, abcessos dentários ou periodontais, fratura dentária (que resulta em dor ou trauma de tecidos moles bucais), necessidade de remoção de lesões de cárie extensas (que sejam causando dor), mucosites e afins podem procurar as unidades de saúde a partir desta segunda-feira.

Para os atendimentos do pré-natal odontológico, as gestantes contarão com orientação sobre possibilidade de atendimento durante a gestação e realização de testes, exames de tecidos moles e identificação de risco de saúde bucal; diagnóstico de lesões de cáries e necessidade de tratamento curativo; diagnóstico de gengivite ou doenças periodontal crônica e necessidade de tratamento; orientações sobre hábitos alimentares (ingestão de açúcares) e higiene bucal.

Outro serviço que será ofertado à população é o acesso a orientações e atendimentos pré-clínicos da odontologia por meio virtual, através da plataforma sos-saude.com a partir do dia primeiro de setembro. “As pessoas vão agendar nesse site uma teleconsulta. Após marcar um horário vão receber um link que os direciona para uma consulta com um dentista, que vai fazer o atendimento dele online de orientações e encaminhamentos dentro dos serviços, caso ele precise de uma urgência ou de atendimento na unidade. E, mais à frente, vamos inserir a prescrição digital”, explica Rodolfo Lira, coordenador da Saúde Bucal da SMS-Natal.