Governo do RN investe na melhoria da saúde no Alto Oeste

 

 

O Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), em Pau dos Ferros, recebeu, nos últimos meses, uma série de investimentos que possibilitaram melhorias na assistência à saúde da população do Oeste potiguar.

 

Diante da pandemia do coronavírus, um aporte de recursos do Governo do Estado foi destinado ao hospital, para que se tornasse referência para atendimento aos casos de Covid-19 no Alto Oeste. Foram adquiridos monitores de sinais vitais, reanimadores manuais, além de móveis para composição dos leitos destinados a pacientes com a Covid-19, sendo onze leitos de UTI, seis leitos de enfermaria e dois leitos de estabilização.

 

O diretor do hospital, Raimundo Farias, ressalta a importância dos investimentos feitos pelo Governo do Estado, mesmo diante das dificuldades em virtude da pandemia, para a melhoria da assistência aos 37 municípios do Alto Oeste potiguar. “Também tivemos investimentos na área não-Covid, com aquisição de monitores, respiradores, reanimadores manuais, bem como um arco cirúrgico, raio-x digital, aparelho de ultrassom, todos instalados e em funcionamento no hospital, dando suporte ao diagnóstico e levando para a população uma assistência a saúde com dignidade”, disse.

 

Além dos leitos e equipamentos, foram garantidos os insumos necessários ao pleno funcionamento dos leitos, como filtros, sistemas de aspiração, válvulas, além da rouparia de uso dos pacientes, como toalhas, lençóis e mantas.

 

A montagem dos leitos Covid também foi possível graças a diversas doações realizadas, entre elas 15 camas e 40 colchões foram doados pelas Comarcas de Alexandria, Luís Gomes, Martins, e Pau dos Ferros, no valor de R$ 143 mil. A quantia também foi utilizada para compra de Equipamentos de Proteção Individual e filtros HMEF, utilizados em respiradores.

 

Os novos investimentos se somaram a melhorias feitas anteriormente, como a aquisição de monitores, ventiladores pulmonares, além das novas instalações da área de urgência e emergência, inauguradas em setembro de 2019 e financiadas pelo programa Governo Cidadão, com recursos do Banco Mundial. Na ocasião foram feitas melhorias em pisos, paredes, esquadrias, rede elétrica e hidrossanitárias.

 

“Estamos completando um ano da abertura do novo setor de urgência do hospital de Pau dos Ferros, que aumentou a sua capacidade de atendimento, com leitos de estabilização, leitos de pequenas cirurgias e atendimento com classificação de risco”, lembra o diretor.

 

O Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade atende aos casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade na região do Alto Oeste Potiguar, contando com um total de 79 leitos, sendo 10 de UTI, 20 leitos de urgência, 10 leitos de observação de pediatria e 39 leitos clínicos.

 

Dentro da regionalização dos serviços de saúde a unidade também foi preparada para os atendimentos durante a pandemia leitos exclusivos Covid, sendo 11 de UTI, 6 de enfermaria e 2 de estabilização. Cerca de 700 profissionais atuam no hospital, entre servidores efetivos, terceirizados e contratos temporários.