DICAS SOBRE COMO ECONOMIZAR ENERGIA EM CASA


Desligar a televisão da tomada quando não estiver assistindo ajuda mesmo a economizar energia? Trocar as lâmpadas por modelos de LED também? E aumentar a temperatura do ar-condicionado? Essas são algumas das pequenas atitudes que podem ser adotadas no dia a dia para reduzir o consumo. A gerente de eficiência energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, orienta para a importância da mudança de hábitos e, para isso, desvenda mitos e verdades sobre ações que contribuem para a economia de energia em casa:

§  Retirar alguns eletrodomésticos da tomada economiza energia?

Verdade.

É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente.

Por segurança, na hora de tirar da tomada, deve-se puxar segurando o plugue, não o fio, que pode ser danificado e causar choques elétricos.

§  Após carregado, manter o laptop ligado na tomada gasta energia.

Verdade.

O laptop consome energia mesmo quando desligado completamente. Por isso, vale a mesma orientação dos outros equipamentos, retirá-lo da tomada. E devemos lembrar de não só retirar o carregador do laptop como também da tomada, o carregador possui um circuito interno que consome energia se ligado na tomada.

§  O carregador de celular ligado na tomada sem o celular conectado consome energia.

Verdade.

Mas o consumo é muito baixo. A potência é de cerca de 0,022 W, ou seja, custo mensal  de 1 centavo, se conectado o mês inteiro na tomada.

Apesar disso, a orientação, por segurança, é de retirá-lo sempre da tomada. Outros alertas para evitar acidentes são de não mexer no aparelho enquanto estiver carregando e sempre utilizar cabos e carregadores originais.

§  Lâmpadas de LED iluminam menos do que as fluorescentes e incandescentes.

Mito.

O que determina a quantidade de iluminação é o fluxo luminoso, que é medido em lúmens. Uma lâmpada fluorescente de 15 W tem a mesma quantidade de lumens que uma LED de 10W.

As três informações – fluxo luminoso (lm), eficiência (lm/W) e potência (W) – são descritas nas embalagens das lâmpadas vendidas no mercado. A orientação é de priorizar os modelos de LED, que, além de mais eficientes, duram mais.

§  Desligar a geladeira durante a noite.

Verdade, mas não é aconselhado.

A economia de energia realmente acontece, mas não se deve desligar, porque algumas bactérias se desenvolvem após duas horas na temperatura ambiente e podem causar contaminação. Algumas delas são patogênicas – não alteram o visual nem o sabor do alimento, mas podem provocar doenças.

§  Abrir e fechar a porta da geladeira muitas vezes aumenta o consumo de energia.

Verdade.

Na serpentina circula um fluído gasoso que se expande quando o compressor funciona, esse fluido vira gás e resfria a geladeira. Quando   abrimos a geladeira o ar quente entra e é realizado a troca térmica com o gás, o compressor é acionado para refazer o processo.

§  Guardar comida quente na geladeira aumenta o consumo.

Verdade.

Quando a temperatura do ar da geladeira aumenta o compressor é acionado e consome energia.

§  Equipamentos antigos gastam mais energia.

Depende da eficiência.

O consumo depende da eficiência do equipamento, o que pode ser observado na etiqueta do Inmetro. Equipamentos classificados como “A” são mais econômicos.

§  Ligar vários aparelhos ao mesmo tempo, como máquina de lavar e ar-condicionado, aumenta o gasto de energia.

Mito.

O consumo é o mesmo quando ligamos todos os equipamentos ao mesmo tempo ou em horários diferentes. O que determina o consumo de energia é a potência do equipamento, multiplicada pela quantidade horas que é utilizado.

§  Usar extensão ou o benjamin (T) leva a um gasto maior de energia.

Mito, mas não é seguro usar vários equipamentos em uma mesma tomada.

Sobrecarregar o benjamim com uma corrente acima da sua capacidade pode gerar um superaquecimento e até causar incêndios.

§  Aumentar a temperatura do ar-condicionado diminui o consumo de energia.

Verdade.

Quanto mais alta a temperatura do termostato do ar condicionado menos consumo de energia.

No caso dos chuveiros, uma orientação importante de segurança é nunca trocar a temperatura quando estiver molhado ou com o aparelho em funcionamento, para evitar choques elétricos.

§  Acumular as roupas para passar de uma só vez reduz o consumo de energia.

Verdade.

O ferro consome mais energia para aquecer. Assim, passando tudo de uma só vez, há uma economia de energia.