Ações de fiscalização da Prefeitura de Natal seguem neste final de semana

 

O trabalho preventivo para evitar aglomerações e fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais que normatizaram as atividades em Natal durante este período de pandemia terá continuidade neste final de semana. As forças de segurança e equipes de fiscais da Prefeitura realizarão o trabalho nos bares, bem como seguirão monitorando a orla e os centros comerciais do Alecrim e Cidade Alta. A atuação terá início a partir das 17 horas desta sexta-feira (07), sobretudo em bares e locais que vendem bebidas alcoólicas.

Além da fiscalização, a Prefeitura também vai interditar algumas vias durante este final de semana, a fim de evitar aglomerações. O acesso para a avenida Erivan França será fechado para a passagem de veículos das 10 às 15 horas, no sábado e domingo (dias 8 e 9). Só será permitida a passagem de carros de moradores e hóspedes. O acesso de pedestres está liberado.

Já na Praia do Forte, a interdição só ocorrerá no domingo. Também das 10 às 15 horas, próximo à Ponte Newton/Navarro. Os agentes de mobilidade também vão oferecer apoio no entorno das agências da Caixa Econômica Federal da rua João Pessoa (Cidade Alta); Potengi e Ribeira, para organizar o acesso de beneficiários ao auxílio emergencial.

O trabalho consiste na fiscalização dos estabelecimentos e orientação da população quanto as normas de distanciamento social, higienização e distribuição de máscaras. A força tarefa tem um caráter pedagógico e de conscientização, mas quem insistir em não cumprir os decretos estará sujeito a sofrer as sanções previstas na legislação.

“Graças a Deus, as pessoas estão se mostrando conscientes e apoiando a fiscalização. Quando verificamos algo em discordância com os decretos, orientamos e vem sendo corrigido prontamente. Não há interesse nosso em punir ninguém, porém se houver necessidade podemos interditar o estabelecimento ou, quem desacatar nossos agentes e fiscais, poderá ser conduzido para a delegacia”, observa a secretária municipal de Defesa Social e Segurança Pública, Mônica Santos.

De acordo com o levantamento feito pelo consórcio dos principais veículos de comunicação do país, Natal é uma das cidades onde está havendo uma forte desaceleração no número de óbitos, ocupação de leitos e confirmação de novos casos. Mesmo com esse cenário positivo, a gestão municipal segue orientando a população a só sair de casa quando for estritamente necessário, continuar usando máscara em locais públicos e seguir lavando frequentemente as mãos e utilizando álcool em gel.

“O esforço e o trabalho realizado nos últimos meses por todos os que fazem a Prefeitura de Natal está sendo recompensado com números mais animadores relacionados à Covid-19. Mas não é momento para relaxamento. A gestão autorizou a retomada gradual de diversas atividades e mesmo assim seguimos em um patamar satisfatório em relação a número de novos casos, ocupação de leitos, óbitos e taxa de contágio. Seremos intransigentes quanto ao cumprimento das normas e ampliação da fiscalização para que sigamos nessa tendência positiva “, afirma o prefeito Álvaro Dias.