Nuvem de gafanhotos que está na Argentina se aproxima do Brasil


nuvem de gafanhotos que está na Argentina volta a preocupar agricultores no sul do Brasil. Com as temperaturas mais altas, a expectativa é de que ela possa chegar ao Rio Grande do Sul até quarta-feira, 22.
Um relatório do governo argentino informou que a praga se deslocou 33 quilômetros nos últimos dois dias devido ao calor excessivo. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com a Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) do Rio Grande do Sul, a nuvem de gafanhotos está estável, em Corrientes, na Argentina, a 130 quilômetros do município gaúcho de Barra do Quaraí. As informações sobre os insetos estão sendo repassadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que acompanha a situação com o órgão fitossanitário argentino.
O aumento das temperaturas no Rio Grande do Sul tem deixado as autoridades em alerta.  “Com a elevação das temperaturas neste final de semana, estamos apreensivos, mas preparados para o caso de uma eventual ocorrência da praga em território gaúcho. Temos um plano operacional de emergência elaborado como Ministério da Agricultura”, diz Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr.
Apesar do estado de alerta, a tendência é que haja um deslocamento da nuvem de gafanhotos para a província de Entre Rios, na fronteira da Argentina com o Uruguai.
Embora não representem um risco direto para os seres humanos, os gafanhotos podem, em grupo, causar grandes prejuízos econômicos, devorando plantações em questões de horas.
Caso os insetos cheguem ao Rio Grande do Sul, Felicetti avalia que o potencial de prejuízo é muito grande, especialmente em culturas recém-plantadas como trigo e canola. Além delas, cevada, citricultura e pastagens de inverno para gado de leite e engorda de gado de corte também preocupam.
A orientação é que produtores rurais fiquem atentos à chegada dos insetos e comuniquem sua presença imediatamente à inspetoria de defesa agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural ou ao escritório municipal da Emater mais próximo.

Gafanhotos no Paraguai

Uma segunda nuvem de gafanhotos, que está se movimentando no Paraguai, também está sendo monitorada pelo Brasil, com menos preocupação.
De acordo com o Senave (Serviço de Qualidade e Sanidade Vegetal) do país vizinho, os insetos, que estavam em Madrejón e 4 de Mayio, seguiram para o sudeste, em direção a Teniente Pico, no departamento de Boquerón, também no Paraguai.