Natal confirma 33 servidores com Covid-19; mais de 1 mil testes foram realizados


A Prefeitura do Natal realizou uma rodada de testes para detecção da Covid-19 nos servidores de diversas secretarias municipais. Ao todo, 1.004 exames foram feitos nos dias 25 e 26 de junho, em um esquema montado no Parque da Cidade. Desse total, 33 tiveram o resultado positivo e 971, negativo. O relatório completo do estudo foi divulgado na quarta-feira (1°).
De acordo com o Executivo Municipal, as secretarias de Assistência Social e Defesa Social foram os órgãos onde mais casos positivos foram detectados. Na Semtas, dos 427 exames realizados, 15 acusaram a presença do coronavírus e 412 servidores testaram negativo. Já na Semdes, dos 199 testes, 185 negativaram e 14 deram positivo. A explicação é que os funcionários destas secretarias estão atuando de maneira mais próxima nas ações de combate, prevenção e orientação executadas pela gestão municipal.
Servidores de outras secretarias passaram pelos testes e foram detectados casos positivos na secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (02); Mobilidade Urbana (01) e outro detectado em uma secretaria não especificada.
“Os nossos servidores e servidoras estão muito empenhados e engajados no combate à pandemia da Covid-19. Realizamos essa bateria de testes para dar mais segurança, bem como para identificar os possíveis casos positivos. Graças a Deus, de um universo de 1.004 pessoas testadas, só 33 casos foram detectados, apenas 3,29%. Quem teve o diagnóstico positivo já recebeu todo apoio e iniciou o protocolo de tratamento preconizado pela secretaria municipal de Saúde”, destacou o prefeito Álvaro Dias.
Esse quantitativo não inclui os profissionais da Saúde, que são vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, e ainda estão passando pelas testagens nas Unidades Básicas (UBS).