CORONAVÍRUS: 300 médicos potiguares divulgam abaixo-assinado defendendo tratamento precoce e prevenção conforme protocolos do Ministério da Saúde, Cremern e Prefeitura do Natal


Um grupo de 300 médicos que atuam no Rio Grande do Norte divulgou uma carta à população potiguar, alertando para que ao sentir os primeiros sintomas busque um serviço de saúde e não deixem de seguir os protocolos de tratamento precoce e prevenção recomendados pelo Ministério da Saúde, Prefeitura do Natal e CREMERN. Leia a íntegra abaixo.
Abaixo-Assinado de Médicos do RN
Carta à população
Aos primeiros sintomas da COVID19, procure um serviço de saúde, não fique em casa esperando a falta de ar! Essa doença tem alternativas terapêuticas e elas devem ser iniciadas o mais precocemente possível!
Frente à pandemia da COVID19 e em respeito à vida dos nossos pacientes, nós médicos abaixo relacionados informamos à população do RN que apoiamos os protocolos de tratamento precoce e prevenção da COVID19 do Ministério da Saúde, do CREMERN e da PMN.
Defendemos o tratamento precoce baseado na compreensão dos fenômenos fisiopatológicos que ocorrem na doença e em vários trabalhos científicos que demonstraram melhores resultados em pacientes que usaram medicamentos nas fases iniciais da COVID19.
Somos médicos de diversas especialidades que trabalham em unidades básicas, ambulatórios, consultórios, enfermarias, UTIs e unidades de emergências. Estamos convictos da necessidade de tratamento nas fases iniciais da COVID19, considerando a gravidade e a incerteza da evolução dessa doença e do seu forte impacto nos sistemas de saúde do mundo inteiro.
Milhares de médicos têm observado que tratar a COVID19 logo no início pode evitar a necessidade de internação, de intubação e ventilação mecânica e, consequentemente, diminuir o risco de morte. Estas observações têm se repetido em países europeus, em vários estados do Brasil e aqui entre nós. O tratamento precoce pode salvar vidas, emprega medicamentos antigos e seguros, é simples e acessível a todos!
Reconhecemos a importância da medicina baseada em evidências, mas diante de uma doença aguda, pandêmica e devastadora como a COVID19, não podemos esperar os resultados de estudos científicos robustos, pois eles são demorados e complexos de realizar.
Vivemos um momento inédito na medicina moderna, que exige de nós prudência e atitudes assertivas! Portanto, nossa proposta baseia-se em estudos clínicos observacionais, no conhecimento fisiopatológico da COVID19, na farmacologia e nos estudos in vitro dos medicamentos propostos, no bom senso e nos princípios da benevolência e da não maleficência, que devem guiar sempre a boa prática médica! Lembramos que a prescrição é um ato médico e, portanto, desestimulamos fortemente a auto-medicação.
Clique AQUI e confira os médicos que assinam o documento.

BLOG DO BG