Máscara e óculos: veja dicas para não embaçar as lentes


Eis que o novo coronavírus (Sars-COV-2) chegou, se instalou, causou uma pandemia e agora a orientação é sair de casa protegido e, além da higiene constante das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), a máscara —cirúrgica ou caseira— é uma grande aliada para evitar a disseminação do vírus, já que há muita gente assintomática que pode estar espalhando a doença sem nem saber.
Se você já providenciou a sua, seja caseira ou comprada, e está tomando os devidos cuidados, parabéns. E se você está no grupo dos cuidadosos e usa óculos, deve estar pedindo socorro. Pelo menos eu estou. A cada vez que eu coloco a minha máscara no rosto, os óculos embaçam. E aí, como resolver?
As pessoas que usam óculos já sabem que eles embaçam quando você sai de um lugar quente e vai para fora ou quando você abre o forno, por exemplo. Quando usamos uma máscara, o hálito quente pode escapar pelas bordas superiores. Quando o ar quente encontra as lentes mais frias, ele cria condensação na superfície e o aspecto embaçado.
Então, como faço para evitar névoa nas lentes?

Molde a sua máscara: se você está usando um modelo de máscara cirúrgica daquelas descartáveis, ajuste a tira de metal dobrável no nariz.
"Ajuste corretamente o clip nasal, que já vem na própria máscara, a fim de evitar que suba a umidade do nariz e da boca e embace o óculos e mantenha os óculos sempre bem limpos", alerta Igor Marinho, infectologista do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador médico do hospital AACD.
Aperte a máscara: ajuste os elásticos ou laços para amarrá-la para que ela fique bem colada ao seu rosto e evite que o vapor suba.
"Cole" sua máscara: outra opção é usar fita do tipo esparadrapo ou micropore para colar a parte superior da máscara no nariz.
"Isso é algo que muitos estudantes de medicina aprendem desde cedo quando usam óculos de proteção para os olhos", disse Andrew Janowski, professor de doenças infecciosas pediátricas no Hospital Infantil St. Louis da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em entrevista ao The New York Times.
Parece que no Brasil também é assim. "No hospital muita gente coloca um micropore na parte da máscara que fica sobre o nariz, assim o ar/vapor não sobre na direção dos óculos, e sai pelas laterais ou por baixo", afirma Vivian Avelino-Silva, também infectologista do HC de SP. É melhor evitar a fita adesiva comum, já que ela pode irritar a pele.
Puxe sua máscara: uma dica bem fácil para o uso diário de máscaras é usar o peso dos seus óculos para bloquear o ar. Puxe a máscara para cima do nariz o mais alto que puder (verifique se ainda está embaixo do queixo) e deixe seus óculos descansarem em cima da máscara. Aí vai depender, claro, do formato dos seus óculos.
"Existem pessoas que colocam um pedacinho de papel higiênico ou guardanapo na margem superior da máscara, para que ele absorva a umidade. No entanto, vejo essa estratégia como arriscada, pois pode prejudicar a vedação", diz Marinho.
Um cirurgião britânico publicou um estudo em 2011 que dizia que lavar os óculos com água e sabão e deixá-lo secar naturalmente cria uma barreira que evita que gotículas se formem e embacem as lentes. Você pode até tentar a técnica, mas muitas lentes já recebem tratamentos na fábrica e pode ser que isso não funcione.
Nadadores e mergulhadores têm um truque para evitar que os óculos embaçam. Eles cospem em seus óculos e esfregam-no. Mas, como estamos lidando com um vírus respiratório e tentando impedir a propagação de germes, não é aconselhável cuspir nos óculos durante uma pandemia. Portanto, não faça isso.
Como último recurso, você pode tentar empurrar os óculos para a frente no nariz para permitir que mais ar circule e pare o embaçamento. A desvantagem é que isso pode distorcer sua visão.

Fonte: UOL