Governo e prefeituras do RN começam fiscalizações conjuntas sobre decretos de isolamento social nesta quinta (4)


O Governo do Rio Grande do Norte afirmou que vai começar nesta quinta-feira (4), em conjunto com prefeituras da região metropolitana de Natal, as fiscalizações contra desrespeitos aos decretos de isolamento social, para evitar contaminação pelo novo coronavírus. A campanha foi denominada Pacto pela vida. Um novo decreto é construído e deve ser publicado na sexta-feira (5), quando o texto que está em vigor deve perder a validade.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde do estado, Petrônio Spinelli, as medidas são importantes especialmente do ponto de vista simbólico. "O isolamento previsto nos decretos não conseguiu ser efetivado e não dá pra esperar mais, precisou ser repactuado", afirmou ele, considerando que a falta de ações coordenadas entre os poderes pode gerar "confusão na cabeça da população, que leva a um relaxamento".

"Estamos prestes a ter renovação dos decretos e é um momento de união, pelo quadro que todo mundo está acompanhando de agravamento, de pessoas graves, de pessoas precisando de respiradores e pelo número de óbitos que está acontecendo no Rio Grande do Norte", disse.

"Nas próximas horas será concluída qual é a lógica do novo decreto. Vai ser fruto dessas conversas que estão sendo feitas com as prefeituras, com os empresários, com toda a sociedade", ponderou.