Drive thru: 1º dia de testes rápidos do Covid-19 em Natal tem fila quilométrica


Uma quilométrica fila de carros se formou nos arredores da Arena das Dunas nesta terça-feira (16), primeiro dia do “drive thru” para a realização de testes rápidos do novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura de Natal, os exames, que são gratuitos, vão ser realizados com os pacientes dentro dos veículos, e o foco é em principalmente em idosos, além de pessoas com comorbidades e sintomáticos.
Ao todo, de acordo com o Executivo, foram adquiridos 20 mil testes. Os exames serão feitos das 8h às 17h e levam cerca de 20 minutos para ficarem prontos. A expectativa é de aplicar cerca de 900 testes por dia. 
Na primeira hora da ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram feitas 40 coletas. Ao todo, serão realizados 900 exames diariamente. A testagem rápida na Arena acontecerá até sexta-feira (19). Os exames estão sendo aplicados preferencialmente para pessoas com idades acima de 60 anos, que são sintomáticas da Covid-19. Será cobrado comprovante de residência na cidade, que pode pertencer até a um parente de primeiro grau.
O acesso dos carros acontece pelo Portão P1. Para ter direito a fazer a testagem, a pessoa deverá apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial com foto, que comprove a idade. O paciente pode esperar pelo resultado no local ou, se preferir, pode verificar na internet pelo site: www.biomega.lisnet.com.br.
Os testes rápidos realizados têm uma eficiência de 75% no resultado. Para ampliar essa eficácia, a SMS recomenda que só faça o exame quem tiver pelo menos sete dias de sintomas (desde o início da apresentação do quadro), e mais três dias totalmente assintomático, totalizando no mínimo dez dias. Essa testagem tem o valor epidemiológico e não se destina aos pacientes que ainda estão sintomáticos ou que nunca tiveram sintomas.