COSERN E INSTITUTO NEOENERGIA LANÇAM CURSO ON LINE E GRATUITO PARA CAPACITAR PRODUTORES CULTURAIS NO RIO GRANDE DO NORTE



A Cosern e o Instituto Neoenergia abriram nesta terça-feira (16) as inscrições para um curso on-line e gratuito de capacitação de produtores culturais no Rio Grande do Norte, que será realizado com apoio Instituto Ekloos.

Batizado de Caravana Energia Que Transforma, o curso é mais uma contribuição da Neoenergia no enfrentamento à pandemia da COVID-19 dirigida à área sociocultural - uma das mais impactadas economicamente com a suspensão de apresentações e atividades.

De acordo com Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, dentre muitos segmentos, o de arte e cultura foi um dos mais afetados economicamente pela pandemia, impactando toda sua cadeia produtiva. “Como Arte e Cultura é um dos pilares de nossa atuação, percebemos que era importante a realização de um projeto como o Caravana nesse momento, para ajudar esses profissionais na proposição de novas ações, e especialmente a pensar nessa nova reconfiguração pós pandemia, que ainda não sabemos como será, mas que exigirá, certamente, mais persuasão na proposição de projetos”, diz Renata.

As inscrições podem ser feitas a partir de um banner no site da Cosern (www.cosern.com.br) e na página do Instituto Ekloos (www.ekloos.org.br/curso). As vagas disponíveis são destinadas exclusivamente para os produtores culturais do RN e serão preenchidas de acordo com o perfil mais aderente ao conteúdo proposto.

O objetivo ​do projeto é capacitar cerca de 280 gestores socioculturais do Rio Grande do Norte na criação de novos projetos da área​, melhoria na sua gestão e, consequentemente, ampliar as chances desses projetos na captação de recursos em diversos editais, inclusive ​no Transformando Energia em Cultura, ​lançado todos os anos pela Cosern ​e pelo Instituto Neoenergia.

Dividido em duas fases, o Caravana Energia que Transforma trabalhará com cursos online e imersões. A primeira etapa irá oferecer três cursos online para pessoas de todo o Estado do Rio Grande do Norte, atendendo cerca de 40 pessoas por curso. Na etapa seguinte, o projeto Caravana irá realizar imersões para apoiar iniciativas socioculturais na reestruturação de suas iniciativas de forma mais aprofundada, com o apoio individualizado do Instituto Ekloos. Serão selecionadas até oito iniciativas por imersão.

“Quando começamos a desenhar a iniciativa, pensamos no nome Caravana porque remete à ideia de percorrer lugares e, em nosso caso, levando conhecimento e inclusão social, que é um dos nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável e sociocultural do estado”, diz Renata.

Cronograma do curso
O primeiro curso online começa no dia 02 de julho com o módulo Criando Projetos Socioculturais Inovadores. O segundo módulo, de Captação de Recursos e Prestação de Contas, está previsto para 12 de agosto e o terceiro, também voltado para a Criação de Projetos, em 17 de setembro. As imersões de apoio individual aos gestores terão datas divulgadas posteriormente.