Após família penhorar casa para pagar tratamento em UTI, idosa se recupera da Covid-19 e deixa hospital sob aplausos no RN


Depois de três semanas de internação passando por três hospitais diferentes na luta contra a Covid-19, Antônia Maria dos Santos, de 82 anos, recebeu alta hospitalar no domingo (24) em Mossoró, Oeste do Rio Grande do Norte (vídeo acima). Até a volta para casa, os familiares da idosa relataram dias de desespero e apreensão.

Durante 13 dias, Antônia precisou de cuidados em uma UTI. Para custear os gastos do tratamento, os familiares da mulher de 82 anos chegaram a penhorar uma casa no valor de R$ 20 mil. A despesa permanece e agora os parentes de Dona Antônia tentam reunir recursos para recuperar a escritura do imóvel.
"Tivemos que tomar essa decisão no desespero porque ela precisava da vaga na terapia intensiva imediatamente. Conseguimos os R$ 20 mil com uma pessoa que conhecemos em troca da penhora da casa. Os parentes têm ajudado, cada um contribui com o valor que pode, mas o mais importante é que ela conseguiu se recuperar dessa doença", diz Daniela Nogueira, neta de Antônia.

Antônia Maria apresentou os sintomas no fim de abril e procurou ajuda médica logo em seguida, no começo de maio, na unidade hospitalar de Areia Branca, cidade onde mora. No mesmo dia em que procurou o hospital local, ela foi transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

G1 RN