Governo do RN implanta Central de Atendimento em saúde sobre coronavírus


Entra em funcionamento a partir desta quinta-feira (26), em todo o Estado, uma Central de Atendimento que será disponibilizada para a população e para estabelecimentos empresariais. O objetivo é esclarecer dúvidas e prestar acolhimento psicológico sobre o novo coronavírus. A Central também receberá doações que colaborem no combate à pandemia.
Para contatar a Central "Disque Prevenção ao Coronavírus", basta telefonar para o número 3190-0700. Inicialmente, o serviço estará disponível no horário das 7h às 23h, podendo ser alterado futuramente, conforme viabilidade.
O objetivo é proporcionar apoio à sociedade, que poderá tirar dúvidas e receber, por exemplo, orientações sobre autocuidados, modos de prevenção e identificação de sintomas, visando minimizar, em um primeiro momento, a necessidade de ir a uma unidade de saúde. Dessa forma, evita-se o contato com outros pacientes e, consequentemente, possibilidades de transmissão do vírus, caso algum deles já esteja com a doença Covid-19.
Outra finalidade da central é prestar atendimento de apoio psicológico. Durante a pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa, estão mais suscetíveis a implicações emocionais de uma quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento. Por isso, psicólogos voluntários farão atendimento.
Para a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, a ideia é proporcionar auxílio àquelas pessoas que estão se sentido ansiosas, angustiadas, confinadas por se sentirem em risco, por serem idosas, vulneráveis, imunossuprimidas, ou não terem uma rede de suporte para ajudar a atravessar esse momento. “Os esclarecimentos e o apoio emocional serão realizados por uma equipe de pessoas qualificadas que vão ouvir e orientar a população”, afirma.
A ação do Governo do RN é uma iniciativa conjunta das Secretarias da Administração (Sead); da Saúde Pública (Sesap); do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com a Interjato Soluções; o Instituto Bem-Te-Vi; a UFRN; a UnP e outras instituições de ensino, além de grupos voluntários formados por servidores públicos, psicólogos, professores e estudantes. Ao todo, são mais de 300 colaboradores envolvidos.

Guararapes fez primeira doação

O terceiro propósito da central é organizar uma grande unidade para acolher doações que possam ajudar a combater a pandemia, desde gêneros alimentícios, vestimentas até material de limpeza e higiene pessoal. Serão prestadas orientações quanto aos pontos de recolhimento desses itens e quanto sua distribuição para a população mais necessitada e entidades envolvidas com esse público.
Duas mil unidades de batas de tecido, por exemplo, foram doadas nesta quarta-feira, 25, pelo Grupo Guararapes para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), configurando-se na primeira doação recebida pela central. As peças serão distribuídas para as unidades hospitalares que estão recebendo suspeitos de contaminação pelo coronavírus (sars-cov-2) e são destinadas para uso de pacientes. O material está armazenado na Unicat (Unidade de Agentes Terapêuticos) para posterior distribuição.
A Central "Disque RN Coronavírus" representa também um esforço da professora Giovana Paiva, atualmente assessora técnica da Sead, que articulou junto aos grupos voluntários todos os segmentos dessa ação.

SERVIÇOS

1) Orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus:
  • Horário de atendimento: 7h às 23h
  • Coordenação: Larissa Araújo (Sesap) e Ângela Ferreira (UFRN)
2) Acolhimento psicológico:
  • Horário de atendimento: 8h às 23h
  • Coordenação: Ana Eloá (Sesap)
3) Rede de doações voluntárias:
  • Horário de atendimento: 8h às 23h
  • Coordenação: Joseane Bezerra (Sethas)

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