FJA celebra Dia da Poesia na Livraria Manimbu, Memorial Câmara Cascudo e Casas de Cultura



O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, mantém a tradição potiguar de celebrar os versos e a literatura poética no 14 de Marco, Dia Nacional da Poesia, e preparou uma programação especial que contempla ações na capital e no interior do Estado.
A comemoração teve início em 7 de março na Casa de Cordel, localizado na Cidade de Alta em Natal, com o lançamento da coleção “Dez Mulheres Potiguares”, também alusiva ao Dia Internacional da mulher.

Nesta quinta (12) a partir das 18h na Livraria Manimbu haverá o lançamento “Temporalibus”, de Maria Gomes, além de uma apresentação do poeta Antônio Francisco. 
Livraria Manimbu
No sábado,14 de março, os festejos estarão localizados na Livraria Manimbu (Rua Açu), a partir das 8h com a Alvorada Poética que terá apresentação de um duo da Banda da PM, integrado pelo sargento Walterklayson (teclado) e o subtenente Guedes (saxofone), recitais poéticos, lançamentos de três livros:  “Quintessência”, Shauara David, “Meu Canto de Amor é um Gemido de Blues”, Luíza Oliveira; e “Quem abriu a boca da pedra?”,de Jeovânia P., além da Folha Poética e a realização de  shows musicais, com Wescley Gama e da banda DEP apresentando a obra de Belchior. 

Memorial Câmara Cascudo e Feira Livre
Na tarde do sábado (14), a partir das 16h, a celebração se transfere para no Espaço Gumercindo Saraiva, localizado dentro do Memorial Câmara Cascudo, Cidade Alta, onde ocorrerão o Cortejo Poético Cultural, em parceria com a Samba, com a presença dos grupos Folia de Rua e Batuques de Mulheres de Gami, além das performances artísticas do grupo Insurgências Poéticas e das bandas Reconvexo e Gato Lúdico.  O evento será apresentado pelo ator Rodrigo Bico.
O projeto 14 de Março na Feira Livre de Nova Natal, que será realizado no domingo (15) a partir das 8h, tem o apoio da FJA. A ação terá fanfarras, cortejo, recitais poéticos e shows musicais.
Casas de Cultura e Mossoró

As casas de Cultura Popular pertencentes ao Governo do Estado, também celebram a data com ações poéticas com participação de grupos e artistas nos municípios de Assu, Macaíba, Currais Novos, Martins e Florânia.
Em Mossoró no dia 14 a partir das 9h, a FJA  apoia  a ação Varal Poético com a distribuição de panfleto de poesias, lançamento do 3 Concurso de Poesia em Guardanapo de Papel e lançamento do Livro “Essencia do Meu Ser”, de Yáscara Aamara, além do recital dos poetas Genildo Costa e Geová Costa. Haverá homenagens às memórias de Pedro Melo, Silvana Alves, Vingt-um Rosado e Clarice Lispector.
  
 



PROGRAMAÇÃO
DIA NACIONAL DA POESIA 


Dia 12
Livraria Manimbu
18h -  Lançamento do novo livro Temporalibus, de Maria Maria Gomes.
Apresentação do poeta Antônio Francisco 

Dia 14
Livraria Manimbu
8h - Alvorada Poética
9h -Lançamento da Folha Poética
10h - Apresentação musical e poética de Wescley Gama
10h40 - Banda D E P, apresentação “Belchior Divino Andante”
11h - lançamento dos livros:
“Quintessência”, Shauara David
“Meu Canto de Amor é um Gemido de Blues’, Luíza Oliveira
“Quem abriu a boca da pedra?”, Jeovânia P.
 
Dia 14
Memorial Câmara Cascudo -Espaço Gumercindo Saraiva  
16h -  Encerramento Cortejo poético cultural 
com participação do Grupo Folia de Rua e Batuque de Mulheres do Gami  -SAMBA 
17h -Sarau poético livre com Rodrigo Bico 
18h- Show da Banda Gato Lúdico
19h - Insurgências Poéticas
20h - Show da banda Reconvexo 

Dia 14
Casa de Cultura Popular de Assu
20h -Comemoração do dia Nacional da Poesia no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão com distribuição do terceiro Planfleto Poético criado pela Academia Assuense de Letras, Grupo Lagoa Viva, Grupo Celebra Poesia.

Casa de Cultura Popular de Martins
 16h - Programação do Dia da Poesia da Casa de Cultura Cultura Popular de Martins com apresentação de poesias do martinense Maxsuel Marinho e participação de Cledina Rezende. Declamação de poesias das agentes Teté Paiva e Elisangela.

Casa de Cultura Popular de Macaíba
 19h - Recital Poético - exposição de poesias e livros de poetas macaibenses.
12h30 – Shows musicais
 
Dia 15
14 de Março na Feira de Nova Natal
8h – Café da Manhã e transmissão da Rádio Insubmissa no alpendre
10h – Fanfarra e cortejo poético na feira
11h – Recital na feira com participação da Batalha do Vinho com transmissão da Rádio Insubmissa.
12h30 – Shows musicais