Aprovado projeto que cria Semana Municipal de Educação no Trânsito


 


 
Para garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, a Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (12) o Projeto de Lei n° 213/2019, encaminhado pelo vereador Bispo Francisco de Assis (PRB), que institui a Semana Municipal de Educação no Trânsito com o objetivo de incentivar mudanças de comportamentos e conscientização da população em geral.

O texto estabelece que serão realizadas, anualmente, ações entre os dias 18 e 25 de setembro, mesmo período da Semana Nacional de Trânsito. A iniciativa prevê uma programação com eventos que envolvam toda comunidade, inclusive no âmbito escolar, a fim de sensibilizar a juventude sobre o respeito nos espaços públicos.

"É de imensa importância o diálogo com a sociedade sobre problemas do trânsito e a responsabilidade de cada um, para que a convivência nas ruas e avenidas seja melhor e mais segura, diminuindo o número de acidentes e beneficiando diretamente o município, que gastará menos, com serviços de saúde. Para tanto, torna-se clara a necessidade de promover campanhas, que esclareçam condutas a serem seguidas, para que as pessoas se tornem multiplicadoras da educação e segurança", defendeu Bispo Francisco.

Na sequência, o plenário derrubou um veto integral do Executivo ao Projeto de Lei n° 161/2017, de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL), que estabelece determinações para denominação e renomeação das vias e logradouros públicos da capital potiguar.

"Considerando que o Instituto Histórico e Geográfico do RN é, atualmente, o grande guardião da memória potiguar, e visando resguardar o patrimônio histórico e cultural do nosso Estado e Município, se faz razoável a sua participação nos projetos de denominação e alteração dos nomes das vias da cidade, por meio da emissão de parecer prévio sobre a proposta apresentada", concluiu a vereadora Eleika Bezerra.