Após desembarcar com sintomas gripais no Aeroporto Aluízio Alves, mulher é levada para hospital



A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) abriu investigação sobre um possível caso suspeito de infecção por coronavírus de uma passageira que desembarcou na noite de terça-feira (10) no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Com sintomas gripais, uma mulher, que veio da Europa, e que não teve a identidade revelada, foi encaminhada para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, para exames mais detalhados.
Após desembarcar no aeroporto, por volta das 21h, a passageira comunicou o estado clínico à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a Sesap, a mulher ainda não se enquadra na classificação de caso suspeito. Foi aberta uma investigação para saber se a passageira, de fato, está dentro nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde – sintomas gripais (febre, coriza, tosse etc) e vínculo epidemiológico, ou seja, viagens para locais com casos confirmados da doença.
A Anvisa e Sesap também abriram protocolo para o acompanhamento de todos os passageiros que a estavam no mesmo voo do caso investigado. A medidas seguem as orientações estipuladas pelo Ministério da Saúde.
Após atendimento inicial no aeroporto potiguar, a passageira foi encaminhada para o Hospital Giselda Trigueiro, especializado em doenças infectocontagiosas. A unidade foi escolhida como referência para o atendimento dos caso de coronavírus no Rio Grande do Norte. A paciente passará por exames que serão analisados pelo Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen).
O análise clínica vai determinar se ela está infectada com vírus da gripe (influenza A) ou outro tipo de virose respiratória. Caso dê negativo para estas cepas virais, o caso será enviado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, que é o laboratório responsável pela análise dos possíveis casos de coronavírus no Rio Grande do Norte.
Até esta quarta-feira (11), o número de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte subiu para 15.

AGORA RN