Domingo na Arena promove ação especial em movimento à síndrome da fibromialgia



O Domingo na Arena retorna no dia 9 de fevereiro com uma ação especial em movimento à síndrome da fibromialgia com aferição de pressão, glicemia, auriculoterapia, auriculopuntura, reiki e terapias coletivas. O projeto sociocultural gratuito da Arena das Dunas, que tem o apoio do Sistema FIERN, 'Cultura na Praça' e 'Som na Caixa', ainda conta com ações ambientais do Eco Praça, música, teatro e muita diversão para toda família.
A síndrome da fibromialgia é uma doença que a sociedade ainda não tem pleno conhecimento e, por isso, a Arena das Dunas, através do evento socioeducativo dominical, abraçou a causa, como já aconteceu em 2019 com ações semelhantes em combate ao câncer, ao suicídio ou à epilepsia.
O Palco Principal será aberto às 16h30 com uma aula especial de zumba adaptada. Logo depois, às 18h, os artistas da Fábrica das Maravilhas entram em cena com o espetáculo 'A turma do sítio nas reinações de Narizinho'. O Eco Praça, projeto socioambiental parceiro do Domingo na Arena, Conta com a Eco Feira das Dunas - economia criativa e solidária - e adoção de mudas (troque a muda por um abraço).
Mais Atrações
As crianças que comparecerem ao terceiro Domingo na Arena do ano vai poder se divertir à valer com os brinquedos infláveis (uso gratuito) e com o ‘Trenzinho da Folia’; tem também a oficina 'Dobrando Sonhos' (Origami), com Karina Silva. Estudantes e professores da Faculdade Uninassau vão promover mais uma ação de bicicletas adaptadas: bike sem barreiras.
Os escoteiros do Rio Grande do Norte, sempre presente no Domingo na Arena, vão promover atividades escoteiras, jogos e canções. A criançada, que mais se diverte com o evento gratuito da Arena das Dunas, podem brincar a valer com as bolas de sabão da turma do Universo Bolhástico, com os carrinhos elétricos, locados pela Kid's Car, e as meninas ainda podem se maquiar com as maquiagens artísticas de Larissa Fontes.
As duas mesas de futmesa, uma promoção da FutPro, também vão marcar presença para os boleiros de plantão. Modalidade esportiva recém-criada no Brasil, que mistura Futevôlei e Tênis de Mesa, o futmesa tem feito sucesso entre praticantes de ambos os sexos e várias idades.
Síndrome de Fibromialgia
A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia causa sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como: alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

Palco Arena
16h30 - Zumba Adaptada
18h00 - A turma do sítio nas reinações de Narizinho (Fábrica das Maravilhas)
Praça de Alimentação
Loucos por Coxinha
Villa da Coxinha
Original Dindin Gourmet
Oktos Cervejaria
Mundo do Açaí
Big Point do coco
Crepi na Bike

Mais sobre o Eco Praça
Gustavo Gondin e a equipe da Organização Não-Governamental (ONG) 'Eco Praça' continuam com a ação 'Adote uma Muda', na qual se troca um abraço fraterno por uma muda de planta. "Esta campanha tem como objetivo principal fazer com que as pessoas se reconectem, umas com as outras e com a natureza", afirma Gustavo. "Imagine você dar e receber um abraço e ganhar uma plantinha. Abraçar é parar o tempo por alguns segundo e se conectar. Receber uma plantinha e cuidar dela, é a forma mais lúdica de fazer com que as pessoas se reaproximem da natureza".
A ONG também traz a 'Ecofeira das Dunas', que reúne iniciativas locais com foco em produtos sustentáveis, com materiais reaproveitáveis ou matérias-primas cujas origens auxiliam a preservação do meio ambiente e também respeitam as pessoas envolvidas no processo de produção - economia criativa e solidária. "A feira busca valorizar as marcas, projetos e iniciativas que valorizam aspectos da cultura e economia locais, disseminando e desenvolvendo a cultura da sustentabilidade", define Gustavo.
Mais sobre o projeto Cultura na Praça
O projeto Cultura na Praça nasceu com o objetivo de trazer uma programação cultural especial para os potiguares e turistas que visitam a cidade curtirem o domingo com a família, sempre com uma atração infantil e uma atração musical. As apresentações acontecem dentro da programação do Domingo na Arena, que ocorre todos os domingos, na praça externa da Arena das Dunas, a partir das 15h, com acesso gratuito. O projeto Cultura na Praça tem a realização da Cultura de Valor e patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão e Arena das Dunas.
Mais sobre o projeto Som na Caixa
'Som na Caixa' é uma expressão usada até hoje para pedir que alguém toque uma música. Uma música que vai reverberar pelas caixas de som, que promete levar para dentro de si dezenas de artistas potiguares, fazendo chegar a todos o melhor da nossa música potiguar de forma democrática e gratuita. É o público que pede: 'Som na Caixa'! O projeto funcionará como uma caixa aberta, colocando o talento dos artistas potiguares em evidência, com apresentações musicais realizadas todos os domingos dentro da programação do 'Domingo na Arena', na Arena das Dunas. O 'Som na Caixa', que tem o patrocínio da Arena das Dunas e Prefeitura de Natal, via Programa Djalma Maranhão, é um desdobramento do site 'Cidade do Som', que já vem promovendo e registrando a história e a arte dos artistas locais. Agora, o 'Som na Caixa' sai do virtual para o real, criando uma aproximação maior entre os artistas potiguares e o público.

Nenhum comentário