Casos de sífilis congênita e adquirida registram queda no RN


A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte notificou, de janeiro a julho do ano passado, 840 casos de casos de sífilis adquirida pela relação sexual desprotegida. O levantamento das autoridades de saúde apontou ainda que o público masculino continua sendo o mais vulnerável para esta doença, que é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs. Os dados mostram que a maior parte das notificações partem de homens: dos e registros feitos entre 2014 a 2019, 3.339 casos foram confirmados neles, enquanto as mulheres somam 2.844 registros. A faixa etária mais atingida segue a média nacional – jovens entre 20 e 29 anos. 
Para frear ainda mais os casos das ISTs, autoridades de saúde do Rio Grande do Norte estão com um trabalho intenso para facilitar o diagnóstico dos vírus e disponibilizar testagem rápida em todas as unidades de saúde e também em unidades móveis, em bairros com alta incidência.
De acordo com Alessandra Lucchesi, subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica do Rio Grande do Norte, é importante que as ações relacionadas às ISTs no estado sejam mantidas, mas que a conscientização da população em ter relações sexuais seguras é o caminho mais adequado e eficiente.
“A mensagem que fica para todos é que o teste é um processo praticamente indolor, em 15 minutos você tem um resultado que pode mudar sua qualidade de vida, porque tem tratamento, é algo que está acessível à toda população. E, além disso, não somente realizar o teste, mas usar a forma de prevenção que é ainda é a mais indicada, que é a utilização do preservativo. Se é uma doença que eu posso prevenir, por que não?”. 
O tratamento, que permite uma melhora na qualidade de vida e interrompe a transmissão dessas infecções, é oferecido de forma gratuita por todas as unidades do Sistema Único de Saúde, o SUS. Além disso, todas as Unidades de Saúde têm testes para a detecção das infecções. O tratamento é gratuito. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/ist.