WhatsApp apaga grupos com nome ofensivo e bane membros


Foto: Divulgação
De acordo com relatos, o WhatsApp está banindo grupos que possuem algum termo malicioso ou ofensivo no nome ou na descrição. A informação é do site WABetaInfo, que investigou várias denúncias e encontrou este motivo em comum para os grupos desligados de forma repentina. Ao que tudo indica, o WhatsApp também está proibindo usuários que estavam nestes grupos de usar o app.
O primeiro relato foi encontrado em um fórum do Reddit, no qual o usuário Mowe11 escreveu sobre seu banimento do mensageiro. Ele explica que um colega mudou o nome do grupo da universidade para um termo ilegal, o que determinou a exclusão de todos os integrantes. Ele também confirmou que todos os membros foram banidos do WhatsApp e que foi a terceira vez que um usuário fez isso.
Francisco Alfaro, outro membro do Reddit, conta que estava em um grupo de sua escola, com cerca de 100 participantes. Quando ele acordou, todos os membros tinham sido banidos sem motivo aparente. O usuário PiTiXX, por sua vez, relata que foi proibido de usar o WhatsApp, porque seu amigo mudou o nome do grupo para algo malicioso, o que gerou a suspensão de todas as contas participantes.
Em todos os casos, quando os usuários tentaram acessar o WhatsApp, uma resposta automática era retornada, explicando o acesso negado por violação dos Termos de Serviço. Nesse caso, quem é banido indevidamente não recebe assistência do WhatsApp. A única forma de voltar a usar o aplicativo é alterando o número de telefone.
O que está causando isso?
Muito provavelmente a ação está do lado do servidor – um processo automático. Ele afeta grupos antigos ou grupos com muitos participantes, desde que tenham um nome impróprio ou malicioso. Esta parece ser a maneira que o WhatsApp encontrou para identificar grupos maliciosos, visto que bate-papos e chamadas são criptografados de ponta a ponta, mas os metadados dos grupos (data de criação, nome, descrição etc.) são acessíveis.
A WABetaInfo aconselha aos usuários a utilizar o novo recurso ‘Restrição de informações do grupo’, para que apenas o administrador possa alterar as informações do chat.
Olhar Digital, com WABetaInfo

Nenhum comentário