“Mutirão Azul” vai promover exames gratuitos de prevenção de câncer de próstata em Natal



A Cooperativa Médica do RN – Coopmed-RN, será parceira na realização do “Mutirão Azul” com atendimento de consultas e exames de PSA gratuitos, em conjunto com Urogrupo e do LAES – Laboratório. Os atendimentos e exames serão no dia 30 de novembro e irão ocorrer na clinica Urogrupo, situada na Rodrigues Alves, na sobreloja do Tirol Business Center.
Os interessados em participar do Mutirão Azul devem ligar para (84) 3301.3500. A inscrição é gratuita e os participantes devem levar uma lata de leite em pó que será doada ao Hospital Infantil Varela Santiago.
Os dados do Ministério da Saúde apontam que 68.220 novos casos foram diagnosticados em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. A importância do combate ao câncer de próstata ganha mais relevância com a Campanha do Novembro Azul. Dessa forma, a Cooperativa Médica do RN – Coopmed-RN, será parceira na realização do “Mutirão Azul” com atendimento de consultas e exames de PSA gratuitos.
Por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto. Em muitos casos, a doença é silenciosa, por esse motivo, recomenda-se anualmente que os homens a partir dos 40 anos de idade, procurem um urologista e façam a realização de exames.
O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. De acordo com o presidente da Cooperativa, Dr. Marcelo Cascuco, a doença é confirmada após a realização da biópsia, indicada em casos que apresentem alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal. Tais exames somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

Nenhum comentário