Marcelo Queiroz recebe comitiva de escola de ensino profissionalizante portuguesa que quer firmar parceria com o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa

 
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu nesta quinta-feira (31), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, uma comitiva de gestores da Escola Profissional de Nazaré, em Portugal. O grupo foi liderado pelo diretor-geral da escola, Paulo Sousa, acompanhado do diretor adjunto e de eventos da entidade, Pedro Ferreira. Também estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Nazaré, Manuel Siqueira; e o intermediador do grupo em Natal, Francisco José. O foco da visita é dar início às conversas para viabilizar uma parceria binacional entre a instituição de ensino portuguesa e o Senac, por intermédio do Barreira Roxa. O sistema potiguar já possui parceria com o estado alemão da Renânia-Palatinado.
 
“Foi um prazer receber o grupo de portugueses, que conheceram o nosso trabalho com o estado alemão da Renânia-Palatinado e se interessaram por fazer esta parceria. O intercâmbio na formação profissional é muito importante. Nosso corpo técnico está avaliando a possibilidade, sobretudo sob os aspectos jurídico e pedagógico, e se ela efetivamente vier acontecer, vai beneficiar bastante tanto os nossos alunos quanto os estudantes da escola de Nazaré”, declarou Marcelo Queiroz.
 
“A nossa escola e o Barreira Roxa têm modelos e objetivos em comum. Tenho certeza de que há inúmeros pontos em que podemos nos ajudar mutuamente. Hoje tivemos o ponto de partida que pode convergir para inúmeras ações, entre elas o intercâmbio de alunos e até de professores, entre as escolas”, afirmou Paulo Sousa. Entre os próximos passos da construção da parceria deverá estar uma visita dos técnicos do Senac à cidade portuguesa.
 
A Escola Profissional de Nazaré, em Portugal, é uma das instituições mais conceituadas do país. Surgiu pela necessidade de formar mão de obra qualificada, e é voltada para os alunos que terminaram o 9º ano, que fazem os cursos antes de entrar no ensino superior. São oferecidos cursos técnicos de excelência nas áreas de Gastronomia, Informática e Gestão, e Desporto, com duração de três anos. A escola oferece 15 salas de aulas, biblioteca, espaço de convivência, restaurante e cozinhas-laboratórios e a cada ano forma 200 alunos por ano.
 
A professora Betânia Ramalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conta que teve a ideia da parceria quando visitou as instalações das escolas e da faculdade para a terceira idade no país europeu. “É um projeto viável, com um impacto social muito forte, tanto para os jovens como para os seniors, onde se pode ganhar dos dois lados”, apontou.
 
A cidade de Nazaré faz parte do distrito de Leiria e fica situada a 120 km de Lisboa, com pouco mais de 10 mil habitantes. O turismo é uma das principais atividades econômicas e a cidade atrai turistas, principalmente, por ser internacionalmente conhecida pelas altas ondas entre os meses de outubro e fevereiro. A cidade também é sede de uma das etapas do Circuito Mundial de Surf.