Deus, pátria, família: Bolsonaro lança novo partido



O presidente Jair Bolsonaro iniciou nesta quinta-feira (21) o processo oficial para a criação de um novo partido, o Aliança pelo Brasil, uma legenda conservadora e que pretende defender as bandeiras do eleitorado evangélico, após se desfiliar – na semana passada – do PSL, pelo qual foi eleito.
“Se eu tivesse feito isso antes [criado um novo partido], teríamos eleito 100 deputados e um senador por estado”, disse o presidente na cerimônia de lançamento da nova força política, em um hotel de Brasília.
A nova legenda ainda depende da coleta de assinaturas e de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso seja aprovado, será o nono partido de Bolsonaro, de 64 anos, em três décadas de vida política.
Os convidados ao lançamento da Aliança para o Brasil foram cuidadosamente selecionados, enquanto uma tela gigante foi instalada do lado de fora do hotel, onde dezenas de apoiadores de Bolsonaro puderam acompanhar a cerimônia, muitos deles vestidos com as cores verde e amarelo.
A conta oficial do partido no Twitter, que tem cerca de 150.000 seguidores, inclui em suas mensagens as palavras “#Deus”, “#Familia” ou “#Patria”.
A Aliança para o Brasil destaca em seu programa “respeito a Deus e à religião” e “defesa da vida, autodefesa e família”.
“A laicidade do Estado jamais significou ateísmo obrigatório”, afirma o programa lido pela advogada da legenda, Karina Kufa.