Tartaruga é encontrada coberta por óleo


Uma tartaruga da espécie oliva foi encontrada completamente coberta por óleo na praia de Redinha, em Extremoz, na região Metropolitana. Após aviso dos moradores da localidade, o animal foi recolhido pela equipe do Aquário de Natal, que fica na mesma praia, foi limpo e está em tratamento.

A preocupação dos veterinários e biólogos do Aquário é que a tartaruga tenha ingerido grande quantidade de óleo, já que estava coberta pelo material quando foi encontrada. "Ela chegou repleta de óleo, com placas de óleo caindo do plastrão, da face toda. Na mucosa da cavidade oral, a gente observa que tem óleo. Então, vamos começar a fazer procedimentos para minimizar o efeito desse óleo internamente", explicou Sofia Cabral, veterinária do Aquário de Natal.

Segundo a veterinária, o efeito da ingestão desse óleo pode gerar distúrbios neurológicos e gástricos, por exemplo. "É um efeito devastador", pontuou.

A tartaruga-oliva foi limpa pela equipe do Aquário de Natal, que agora vai fazer o tratamento para tentar manter o animal vivo. A tartaruga vai ser medicada e aguardada a reação dela à dosagem na terça-feira (24). A veterinária Sofia Cabral, do Aquário, acredita que o caso com o óleo foi relativamente recente, já que a tartaruga aparentava estar saudável. "Vamos fazer procedimentos pra minimizar o efeito desse óleo no organismo, ver se ainda há tempo pra isso", disse.