Governadora participa de seminário para fortalecimento do Turismo no estado


Representantes dos municípios que integram o Mapa do Turismo no Rio Grande do Norte e membros dos conselhos regionais dos cinco polos turísticos do estado participaram nesta quinta-feira, 19, do Seminário de Formalização e Fortalecimento de Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), realizado pela Secretaria Estadual de Turismo, no Centro de convenções de Natal. A atividade teve o objetivo de orientar e esclarecer as dúvidas sobre a formalização das instâncias de governança nas regiões, proporcionando o diálogo de estratégias para incentivar o processo de regionalização do Turismo.
A governadora Fátima Bezerra participou do evento, que teve uma série de palestras, intercâmbio de experiências e conhecimentos, exposições, e destacou a importância do Turismo na economia e no desenvolvimento do estado. "Com a realização desse encontro nós queremos incentivar a regionalização do Turismo, esse setor que é uma área estratégica para o nosso desenvolvimento. Em meio a toda crise financeira que encontramos o estado, estamos focando nossos esforços em muito trabalho, planejamento e seriedade para impulsionar a economia. Vamos potencializar cada vez mais nossas capacidades, sempre dialogando e buscando atrair investimentos e gerar mais empregos. Os frutos já estão aparecendo. Com a redução do ICMS sobre o QAV, por exemplo, o Rio Grande do Norte conseguiu a liberação de novos voos com destinos diversos saindo de Natal. São medidas com critério e objetivos”, destacou a governadora.
O seminário foi concebido após a divulgação do novo Mapa do Turismo pelo Governo Federal, em agosto passado, quando 13 municípios potiguares passaram a integrar o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019 – 2021. São eles: Pedro Velho, Santo Antônio, Japi, Riachuelo, Upanema, Serra do Mel, Pendências, Fernando Pedroza, Vila Flor, São Francisco do Oeste, Olho d’água dos Borges, Jardim do Seridó e São João do Sabugi. A inclusão é resultado do trabalho da Secretaria Estadual de Turismo, que orientou os municípios para o cumprimento dos critérios, ao longo das reuniões dos polos turísticos do estado. “É mais uma ação que irá integrar o trabalho realizado pela secretaria com o que vem sendo realizado pelos polos regionais para fortalecer a atividade”, declarou a secretária de Turismo, Ana Maria Costa.
O evento contou com representantes das instâncias de governança regional do Circuito do Ouro de Minas Gerais, da Adetur Cataratas, no Paraná e da Trilhas dos Potiguaras, na Paraíba, além do consultor europeu Andreas Dohle, que já realiza projetos no RN.