Encerramento do Setembro Cidadão em Shopping de Natal traz exposição fotográfica de Canindé Soares e espetáculo inclusivo


A partir da próxima quinta-feira, dia 26, o encerramento do Setembro Cidadão no Shopping Cidade Jardim contemplará arte, cidadania, inclusão e futuro. A programação começa às 17h da quinta, com a exposição “Duas Faces da Cidadania”, do renomado fotógrafo potiguar Canindé Soares, que trará duas temáticas fortes e muito relevantes para a sociedade: a infância e o meio ambiente. Além disso, um espetáculo inclusivo, feito pelas crianças do Grupo de Dança da Clínica Professor Heitor Carrilho, fechará o mês da cidadania, no domingo, 29.
Exposição fotográfica
O Setembro Cidadão é uma iniciativa do PROBEC (Programa Brasileiro de Educação Cidadã), que fez, durante todo esse mês, diversas ações de incentivo à cidadania por toda a cidade. Lígia Limeira, idealizadora do programa, explica que a escolha pelos temas da exposição se deram pelo apelo ao futuro que ambas carregam consigo, além de estimular o sentimento de cuidado.
“As crianças, hoje tão expostas à violência e ao desamor, são nossos adultos de amanhã. A gente precisa cuidar delas pra fazer uma sociedade mais equilibrada e justa”, sinaliza. A temática do meio ambiente, por sua vez, será retratada através dos manguezais, que, além de um bioma do qual depende todo um ecossistema, também gera uma relação de pertencimento e identificação com o próprio povo potiguar. “Como se vê, de ambos os grupos dependem o nosso futuro, que é construído, gradativa e continuamente, no presente. Precisamos lançar um olhar mais amoroso para essas duas vertentes existenciais, a partir de quem poderemos garantir uma realidade melhor, mais saudável e feliz”, finaliza.
A abertura da exposição acontecerá às 17h do dia 26, quinta-feira, e ficará disponível até o dia 05 de outubro no hall de eventos, durante todo o horário de funcionamento do mall, onde os clientes poderão conhecer e admirar o trabalho do fotógrafo e participar da reflexão provocada pela mostra. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos.
Espetáculo inclusivo
No domingo, dia 29, às 17h30, o evento “Três Danças Pela Cidadania” vai trazer 3 shows para o público. A bailarina infantil Letícia Isabele apresentará um trecho do ballet de repertório “Gisele”, que é um dos mais antigos do mundo. O musical “Alices” traz a narração de um mundo fantasioso, inspirando as crianças em um universo cheio de imaginação e criatividade. Essa apresentação fica por conta do Grupo de Dança da Clínica Professor Heitor Carrilho, que tem, entre os dançarinos, crianças autistas. E, por fim, um lindo espetáculo de ciranda, que promete encerrar o mês da cidadania com chave de ouro.


BLOG DO FM