Em sessão solene, Câmara de Natal entrega Comenda Emmanuel Bezerra




 
“É uma honra ganhar uma comenda por nome de Emmanuel Bezerra, que foi estudante secundarista e também presidente da Casa do Estudante e foi assassinado na década de 70, porque defendia os mesmos temas que eu defendo hoje, educação, liberdade, democracia, construção de um país digno para todos os brasileiros. Ganhar essa comenda é reafirmar a nossa luta inquestionável pela democracia”, afirmou Pedro Gorki, presidente nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que na noite desta terça-feira (10), foi homenageado pela Câmara Municipal do Natal, através da Comenda Emmanuel Bezerra.
A solenidade foi proposição da vereadora Divaneide Basílio (PT) e homenageou 14 pessoas e 5 entidades que se destacam ou se destacaram na luta pela defesa da democracia e no direito dos estudantes e da juventude do município de Natal. Entre as homenageadas, a governadora Fátima Bezerra (PT), que durante seu discurso destacou a lembrança e as lutas desenvolvidas pela defesa da educação.
“Quero aqui abraçar a todas as vereadoras e vereadores e dizer o quanto eu fico honrada ao receber essa honraria ao lado de todos esses companheiros que foram homenageados. Falar de Emmanuel Bezerra em um período de retrocessos e ataques à democracia significa a gente se alimentar cada vez mais de ousadia e de coragem. Então eu penso que o que estamos fazendo aqui hoje é renovar a nossa luta em defesa da democracia e fazemos inclusive através de iniciativas como essa. Então eu parabenizo essa casa por uma iniciativa como essa, principalmente aqui, quando parlamentares de diversos partidos estão reunidos”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
“A comenda Emmanuel Bezerra é muito simbólica e importante para a democracia, para homenagear estudantes e lutadores da democracia e de toda luta pela juventude, pelos direitos estudantis e nesse momento em que o país vive tantos retrocessos é importante que a gente discuta diariamente a importância dos direitos da juventude, dos direitos estudantis e dos lutadores pela democracia. Portanto, na Câmara Municipal não poderíamos fazer diferente e sim reforçar essa comenda e a luta diária dessas pessoas que lutam pela democracia no nosso estado”, destacou a vereadora Divaneide Basílio.
Natural da cidade de São Bento do Norte, litoral norte do estado, Emmanuel Bezerra foi líder estudantil e morreu no período da ditadura militar por sua luta em defesa das minorias e em defesa das liberdades sociais. Emmanuel Bezerra dos Santos morreu em 4 de setembro de 1973 na cidade de São Paulo. Durante o terceiro ano letivo no Colégio Atheneu, fundou o jornal O Realista e em 1967 foi eleito presidente da Casa do Estudante.
O vereador Kleber Fernandes (PDT) acompanhou a solenidade e enfatizou a importância das homenagens. “Um dia extremamente importante para reconhecer aquelas instituições e também estudantes que possuem uma militância ativa na luta permanente e incansável pelos seus direitos enquanto estudantes, pela melhoria do ensino público, pela garantia do direito desses estudantes e consequentemente a homenagem que a Casa hoje realiza enaltece as ações e as atividades feitas por essas pessoas e instituições”, enfatizou Kleber Fernandes.
“Nós temos que valorizar nossa juventude. Temos hoje um país que infelizmente não garante oportunidades suficientes para esses jovens vencerem na vida. Então, temos que prestigiar quem realmente faz um trabalho diferenciado, quem se destaca na sua área de atuação, porque aquele jovem que realmente se destaca ele tem que ser reconhecido, até para servir como incentivo para outros, da mesma forma as instituições que buscam realmente oferecer oportunidades, valorizar os jovens para que eles possam vencer na vida. Precisamos pensar no país do futuro e esses jovens são o nosso presente e futuro do país”, acrescentou o vereador Felipe Alves (MDB).
Estiveram presentes também durante a solenidade os vereadores Fernando Lucena (PT), Maurício Gurgel (PSOL), Raniere Barbosa (AVANTE) e Robson Carvalho (PMB).