Valéria Oliveira apresenta o show "Sacrário" no Memorial Câmara Cascudo


Contemplado no Edital SEBRAE – Investe Turismo – Rota Natal e Litoral e no Edital da Prefeitura do Natal de ocupação do Centro Histórico o show “Sacrário”, com Valéria Oliveira & Jubileu Filho, será apresentado no Memorial Câmara Cascudo, no dia 06 de setembro.
Sacrário” é um convite à intimidade onde Valéria e Jubileu dialogam por meio de uma linguagem dinâmica de vozes, violões, bandolim e cavaquinho, em um processo de experimentações e concepções de arranjos de uma série de novas canções, visando à gravação de um novo CD. Nesta edição, a dupla terá como músico convidado Weslley Silva (Cicinho) na percussão.
“Sacrário” - que é também o título de um samba inédito composto por Valéria - traz ainda uma leitura pessoal da influência negra na cultura brasileira e em especial no Estado do Rio Grande do Norte. A obra musical faz referências a recantos que contam um pouco dessa história como é o caso da “Igreja do Rosário” (localizada no Centro Histórico de Natal) e a expressões da cultura afro-brasileira como o coco de zambê, o jongo, o samba, o Ijexá, entre outras.
“Sacrário” no Centro Histórico de Natal será uma Mostra de Música, Gastronomia e Artesanato.  A música fica por conta de Valéria Oliveira; a gastronomia com a Cozinha da Nega (com paçoca, bobó de camarão e outros pratos da nossa culinária) e o Caldinho Gourmet nos sabores de macaxeira e jerimum; já o artesanato terá como representantes o projeto Transforme-se com a exposição “Empoderando Mulheres Afrodescendentes” e a “Bicho Esquisito” uma marca que trabalha com o conceito de upcycling, reaproveitando resíduos têxteis que passariam anos em aterros sanitários e eliminando a necessidade de gerar mais matéria-prima para a produção de peças.
A noite contará ainda com uma prévia da exposição “Redescobrindo Natal”, da designer Jéssyca Mendes, que será lançada em breve e propõe um novo olhar para cidade através do design gráfico. Além dos quadros, estarão disponíveis também produtos personalizados com as ilustrações como bottons, prints e cadernos. E haverá também a exposição do ateliêr do artista plástico Carlos Sérgio Borges, com objetos decorativos e peças de arte exclusivas, inspirados na riqueza da cultura popular potiguar, como flores de fuxico, suplat, camisetas, blocos, imãs de geladeira e mini telas.
Através do projeto “Sacrário” no Centro Histórico de Natal a Arte Inovação em parceria com a Green Point busca contribuir com a valorização e fortalecimento econômico através da arte e da cultura em espaços localizados no Centro Histórico, bem como, colaborar com a valorização, preservação e o aumento do turismo histórico e cultural na região.
Vinculando-se elementos que são significativos como patrimônio histórico-cultural, artístico e social - prédios históricos, música, gastronomia e artesanato - o projeto, além de oferecer ótima opção de entretenimento à população local, com show de uma artista com trabalho dos mais renomados na cidade, atende também à expectativa de turistas que procuram a identidade e a memória do local querendo vivenciar os fatos históricos e culturais comuns à comunidade.
SERVIÇO
“Sacrário” - Valéria Oliveira e Jubileu Filho ­– Músico convidado Cicinho
Dia 06 de setembro, sexta-feira, às 19h30
*Abertura às 19h
Acesso gratuito
Patrocínio: Prefeitura do Natal
Apoio Cultural: SEBRAE - Investe Turismo, Ministério do Turismo, Embratur, Governo do RN, Fundação José Augusto e Memorial Câmara Cascudo.
Apoio: Atena Marketing e Conteúdo
Realização: Arte Inovação e Green Point