Imagem peregrina de Senhora Sant’Ana chega a Assembleia Legislativa


Pela primeira vez a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu a imagem da Senhora de Sant’Ana, padroeira de Currais Novos. Na manhã desta sexta-feira (28), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu a imagem trazida pelo pároco, padre Cláudio Dantas de Oliveira. A imagem visita a casa legislativa dias antes da abertura de uma das maiores festas religiosas do Estado, a Festa de Sant’Ana de Currais Novos, celebrada a partir do próximo domingo (30 de junho).

“É com muita alegria que recebemos pela primeira vez Sant’Ana peregrina aqui na Assembleia Legislativa para trazer suas bênçãos. Ela que alimenta nossa fé, chega no momento que vamos iniciar as comemorações de Sant’Ana em Currais Novos. Momento maior de religiosidade e fé na nossa região e também de reencontro”, destacou Ezequiel Ferreira.

Pároco de Currais Novos e também aniversariante do dia, o padre Cláudio Dantas de Oliveira destacou o caráter familiar da festa. “A nossa perspectiva para esse ano é que a festa seja um grande sucesso junto com os eventos já consolidados, como a feirinha de Sant’Ana, a cavalgada, o pedal, a feijoada e, o principal, a reunião das famílias seridoenses, do povo de Currais Novos para devotar sua padroeira”, disse.

Em 2019 a festa de Sant’Ana de Currais Novos completa 211 anos de tradição com o tema “Com Sant’Ana viver a vocação batismal na perspectiva da missão e da unidade” e ainda celebrando os 135 anos da criação da paróquia e o centenário do hino de Sant’Ana de Currais Novos.

Celebração
Senhora de Sant'Ana é a padroeira oficial de oito cidades do Rio Grande do Norte, segundo informações das Arquidioceses de Natal e Mossoró. A mãe de Maria e avó de Jesus Cristo é celebrada em Caicó, Currais Novos, Campo Grande, Luís Gomes, Passagem, Santana do Matos, Santana do Seridó e São José de Mipibu. E, ainda, a paróquia do bairro de Capim Macio, em Natal.

Por tradição o mês de julho em Currais Novos é dedicado a Sant'Ana. A programação, portanto, antecede ao dia da padroeira. A festa é um evento religioso-sócio-cultural de grande projeção, atraindo visitantes e turistas de outras cidades. A programação religiosa consta de novenas, missas, visitas domiciliares da imagem peregrina, e a procissão no dia dedicado a padroeira, 26 de julho.

Nenhum comentário