Cooperativas oferecem serviços gratuitos de saúde, cidadania e educação


As cooperativas, presentes em todo o país, contribuem com a transformação das realidades ao estimular o desenvolvimento sustentável, colaborar na construção de um mundo mais justo e ao realizar atividades de responsabilidade social. Uma dessas ações transformadoras é o Dia de Cooperar (Dia C), movimento em que as cooperativas desempenham iniciativas voluntárias diferenciadas, tendo atendido mais de 10 milhões de atendimentos nos últimos dez anos no Brasil.
Em 2019, as ações do Dia de Cooperar acontecerão no dia 06 de julho. Em Natal, a Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, localizada no bairro Cidade Esperança, sediará o evento, que começa às 08h. A programação contará com serviços gratuitos de saúde, cidadania e educação. No Rio Grande do Norte, cerca de 200 voluntários (de seis cooperativas unidas) pretendem beneficiar até 600 pessoas durante o evento de celebração.
“O cooperativismo trabalha na linha de frente do desenvolvimento socioeconômico do país. Celebrar as importantes conquistas que tivemos nos últimos dez anos é a prova de que precisamos acender a fagulha do cooperativismo nas pessoas que estão à nossa volta’’, destaca Roberto Coelho, presidente do Sistema OCERN-SESCOOP/RN. A iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte.
Para participar, os interessados só precisam ir até a escola – entre 8h e 12h do sábado, 6 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo.
Sobre o Dia C
Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Dez anos após sua criação, o movimento já faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro e transforma realidades em todo o Brasil. Em 2018, 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, dedicaram tempo, talento e trabalho para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação, o meio ambiente e que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ODS/ONU).

SERVIÇO:
Data da Celebração: sábado, 6 de julho
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Municipal Professora Ivonete Maciel – Natal/RN
Público Alvo: Alunos da escola e comunidade
Cooperativas e Serviços Confirmados:
UNIMED NATAL
Serviços Médicos variados
COOPMED
Serviços Médicos variados
COOPERN ENFERMAGEM
  • Aferição de pressão arterial
  • Índice de Massa Corpórea – IMC
  • Aferição de Glicemia Capilar
  • Consulta de enfermagem
COOPANEST
Treinamento salve uma vida - Exposição em Suporte Básico de Vida com foco no diagnóstico e procedimento de reanimação cardiorrespiratória.
COOPERFISIO
Orientações sobre postura e uso de mochila pelas crianças.
UNIODONTO
  • Palestra orientação bucal
  • Aplicação de flúor + escova
SEC. SAÚDE
Cartão do SUS
SEC. MOBILIDADE
Cartão do idoso