Câmara Municipal homenageia centenário da Primeira Igreja Batista de Natal



Para celebrar os cem anos da Primeira Igreja Batista de Natal, comemorado no dia 13 de maio, a Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (15), uma sessão solene requerida pelo vereador Dinarte Torres (PMB). A solenidade contou com a participação de autoridades civis e militares, além de lideranças evangélicas e membros da congregação. Na ocasião, personalidades de destaque da instituição foram agraciadas com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Ao fazer uso da palavra, o vereador Dinarte Torres falou que a iniciativa tem o objetivo de registrar no Legislativo natalense a história da PIBNatal, uma organização que, de acordo com o parlamentar, “baseada nos princípios cristãos, vem não apenas oferecendo suporte espiritual a seus congregados, mas também servindo a comunidade por meio de trabalhos sociais”.
"Foi debaixo de uma visão missionária que ressurgiu o trabalho batista no Rio Grande do Norte e sob esta mesma visão perseveram e permanecem cem anos depois! Para os batistas, fazer Missões responde ao por quê a igreja existe", ressaltou Dinarte, que comemorou: "Parabéns, Primeira igreja Batista de Natal! Parabéns a todas as Igrejas Batistas do RN, por um século de pregação do Evangelho em solo potiguar".
Há 19 anos à frente da PIBNatal, o pastor Edison Vicente do Nascimento destaca que a igreja merece ser celebrada "pela sua própria história, bem como pelo trabalho social junto a famílias natalenses, influenciando-as positivamente ao longo desses 100 anos". Segundo ele, a congregação cresceu e sua trajetória está entrelaçada com a história da capital potiguar. "A homenagem da Câmara de Natal constitui um reconhecimento público muito importante, haja vista que atrelado à proclamação das boas novas do Evangelho existe um trabalho focado na educação da juventude, que colabora para a construção de uma sociedade mais justa", pontuou.
Entre os homenageados estava Edinaldo Raulino de Souza, presidente da ONG Oficina de Sonhos, ordenamento da igreja responsável por promover atividades com crianças, adolescentes e jovens. "A partir do esporte e da música, geramos oportunidades de inserção social de pessoas que encontram no ambiente da instituição um espaço de acolhimento e cuidado. Trata-se de transformar vidas por meio da Palavra de Deus e de ações educativas".
Josinete de Araújo França, que congrega há 80 anos na PIBNatal, lembrou que a instituição foi responsável pelo surgimento de diversas igrejas batistas no Rio Grande do Norte. "Na Bíblia, este chamado é feito por Jesus a todos os discípulos, sem exceção. Ele diz: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". Portanto, é uma imensa alegria fazer parte dessa história vitoriosa", concluiu.