Sete municípios levam o Prêmio Prefeito Empreendedor no RN


A décima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira sagrou os prefeitos de sete municípios potiguares como vencedores da etapa estadual. O resultado foi anunciado na tarde desta quinta-feira (4), durante solenidade de premiação dos campeões das seis categorias do prêmio. Os troféus foram para Bom Jesus, Currais Novos, Maxaranguape, São Francisco do Oeste, São Gonçalo do Amarante, Serra Negra do Norte e Rodolfo Fernandes. Os vencedores vão representar o Rio Grande do Norte na edição nacional, que será realizada em Brasília (DF).
Na categoria ‘Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios’, o vencedor foi Luís Eduardo Bento da Silva (Maxaranguape), enquanto Odon Oliveira de Souza Júnior (Currais Novos) levou o troféu na categoria ‘Inovação e Sustentabilidade’. Como reconhecimento à inclusão de pequenas empresas nas compras públicas, o prefeito de Bom Jesus, Clécio da Câmara Azevedo, sagrou-se campeão da categoria ‘Compras Governamentais de Pequenos Negócios’.
Já na categoria ‘Desburocratização e Implementação da Redesimples’, o vencedor foi Paulo Emídio de Medeiros (São Gonçalo do Amarante) e, na ‘Empreendedorismo na Escola’, o prêmio ficou com Sérgio Fernandes de Medeiros (Serra Negra do Norte). O troféu da categoria ‘Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI’ foi concedido a Francisco Wilson de Freitas Rego Filho (Rodolfo Fernandes), enquanto o de ‘Pequenos Negócios no Campo’ foi para Lusimar Porfirio da Silva, que é prefeito de São Francisco do Oeste.
Eles desbancaram os demais 22 gestores que estavam no páreo como finalistas da premiação, concedida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte a cada dois anos, e vão concorrer na etapa nacional, no dia 5 de junho. Neste ano, a etapa potiguar teve 33 prefeitos inscritos, dos quais 28 foram finalistas. Desde 2000, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo reconhecer, valorizar e divulgar a capacidade administrativa de gestores que tenham elaborado projetos e implementado ações em prol dos pequenos negócios em seus municípios.
O prêmio reconhece prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais já que o crescimento econômico dos municípios brasileiros passa pelo estímulo à criação, desenvolvimento, competitividade e melhoria do ambiente dos pequenos negócios.
A solenidade de entrega da premiação foi realizada no auditório do Sebrae e reuniu prefeitos e representantes da classe política, entre eles o governador em exercício, Antenor Roberto (PC do B), recepcionados pelos dirigentes do Sebrae-RN: o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Fernandes de Queiroz, o diretor superintendente, José Ferreira de Melo Neto, o diretor técnico, João Hélio Cavalcanti, e o diretor de operações, Marcelo Toscano. A viúva do ex-governandor, Aida Cortez, também prestigiou a entrega do prêmio.
“A parceria consolidada entre o Sebrae, os gestores públicos e os empreendedores, contribui, em muito para a modernização nas gestões municipais, para a existência de um ambiente econômico favorável aos negócios, permitindo o incremento no número de micro e pequenas empresas, geradoras de emprego e renda, capazes de amenizar os efeitos da crise e de nos guiar pelos caminhos da retomada do crescimento”, disse Marcelo Queiroz.
Segundo o presidente do CDE, ao incluir o empreendedorismo definitivamente nas agendas de gestão municipais, o prefeito demonstra seu compromisso com o desenvolvimento e reconhece a relevância do papel desempenhado pelos pequenos negócios na construção de um país mais justo, inclusivo social e ambientalmente sustentável.
“A cada dois anos, o Sebrae faz essa premiação com a proposta de reconhecer as boas práticas e ações de cada prefeito durante a gestão. O prêmio é uma homenagem à memória do saudoso Governador Cortez Pereira que honra a história do nosso estado", destacou Zeca Melo.

Nenhum comentário