São Paulo e Corinthians ficam no empate sem gols no Morumbi pela final do Campeonato Paulista

MARCO GALVÃO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo e Corinthians deram início a disputa pelo título do Campeonato Paulista neste domingo (14) e empataram sem gols, no estádio Morumbi. O resultado deixa o confronto aberto, a ser decidido na próxima semana, em Itaquera.
Apesar da falta de gols, o primeiro duelo decisivo da competição estadual foi bastante disputado, com boas chances de gols criadas pelo São Paulo, especialmente na etapa final, após a entrada de Hernanes em campo.
O jogo
Sem Liziero, vetado pouco antes da bola rolar por conta de uma lesão muscular, Cuca mandou um time mais ofensivo a campo para encarar o Corinthians. No entanto, foram os visitantes que surpreenderam. Diferente do que aconteceu contra o Santos, o Timão jogou com as linhas de marcação mais adiantadas, impedindo a pressão dos donos da casa.
A postura alvinegra deu resultado, pois mesmo com maior posse de bola, o Tricolor conseguiu levar perigo a Cássio somente aos 16 minutos, quando Everton finalizou da entrada da área e o goleiro espalmou para escanteio.
Sem conseguir criar e chegar ao gol adversário, o São Paulo passou a acelerar as jogadas, com ligações diretas entre o setor defensivo e o ataque. A estratégia não funcionou, já que Henrique e Manoel estavam atentos e cortaram todas as tentativas. Quando colocava a bola no chão, a marcação do Corinthians também se mostrava eficiente e anulava as chances.
Aos 40 minutos, em um chute de fora da área de Everton Felipe, a bola desvia no braço de Ralf e vai para a linha de fundo. O lance foi analisado pelo VAR e depois de quase dois minutos de jogo paralisado, o escanteio foi confirmado.
Sem o pênalti, o Tricolor se manteve no ataque nos minutos finais e tentou pressionar o Timão. Aos 47, em uma cobrança de escanteio, Arboleda levou a melhor sobre o marcador e exigiu uma grande defesa de Cássio, que em dois lances (com as mãos e depois com os pés) conseguiu evitar o gol dos donos da casa e manteve placar zerado.
Na segunda etapa, Cuca promoveu uma mudança importante no time do São Paulo. Sacou Gonzalo Carneiro, que estava atuando como referência no campo de ataque e colocou Hernanes, que perdeu os últimos cinco jogos da equipe por conta de uma lesão.
Com o Profeta em campo, o Tricolor melhorou o toque de bola e passou a dominar o meio de campo. Porém, o time da casa seguiu com dificuldade para furar a defesa adversária e os chutes de fora da área voltaram a aparecer. Na primeira tentativa, com o pé direito, Hernanes mandou para fora e na segunda, de esquerda, exigiu uma boa defesa de Cássio.
O Corinthians tentou responder, mas Clayson, que foi um dos poucos destaques do time na primeira etapa, foi anulado por Hudson no segundo tempo. Sem poder contar com o camisa 25 e Gustavo isolado mais à frente, os visitantes não levaram perigo a Tiago Volpi.
Com o passar do tempo, o São Paulo passou a apostar nas bolas levantadas na área. Antony, aberto pela direita, levou a melhor na disputa com o lateral Carlos Augusto em duas oportunidades, mas Nenê e Everton Felipe não conseguiram aproveitar os bons cruzamentos do camisa 39.
Nos minutos finais, Hernanes voltou a ter uma boa chance em um chute da entrada da área, mas mandou a bola por cima. Na sequência, Luan recebeu na intermediária, ajeitou e bateu para o gol, levando muito perigo. Apesar da luta Tricolor, a partida terminou sem gols.

jovempan.uol.com.br