Eco Praça comemora cinco anos com edição especial na Zona Norte



Cinco anos de atividades em diversos espaços públicos de Natal e certeza de ter promovido muitas ações que levaram a conscientização no público do direito a cidadania e cultura. Para celebrar essa data, o Eco Praça promove una edição comemorativa no dia 16 de dezembro, das 9h30 às 20h, na Área de Lazer do Panatis. Será mais um dia com uma programação muito especial e gratuita que incluirá: circo, música, intervenções urbanas, poesia, feira de economia criativa, palestras, oficinas e atividades que promovam o bem-estar. O evento, que pelo segundo ano é patrocinado pela Cosern e In stituto Neoenergia, via Lei Câmara Cascudo, também faz parte da programação do Natal em Natal e conta com o apoio da Prefeitura do Natal.
“Esse será um momento para celebrarmos com o propósito de reencontrar e dialogar com cada pessoa que faz parte dessa trajetória e que deseja seguir conectada com nossa proposta de ativação das praças públicas de Natal. Estamos com novas ações planejadas para 2019, nos reinventando enquanto coletivo e focados em expandir a ação conjunta por uma cidade mais sustentável. Por isso a presença de todos é fundamental. Vamos fazer desse encontro um momento fértil para firmar os elos que a trajetória do Eco Praça ajudou a construir. A cidade precisa de nós e nós precisamos da cidade”, afirma Geraldo Gondim – diretor e idealizador do Eco Praça.
A programação se inicia, às 9h30, com a dança circular "Celebrando Ciclos" da professora Ísis Castro e o aulão de Zumba com os dançarinos Lucca Ballero e Nescau Quebrança. As atividades da manhã continuam com um bate-papo sobre Mudanças Climáticas com o líder da realidade climática da ONG norte-americana Climate Reality Project, Kaleb Melo; uma ação ambiental do grupo Viveiro de Mudas – Transformando Abraços em Mudas; Mutirão de Intervenção Urbana com grafite e a Oficina Revolução na Colher - Alimentação Saudável Vegana no Dia a dia com a Dina Dayala, do restaurante Cozinha da Índia.
Começando a tarde, o lançamento do livro "Meio-Dia" traz os temas - corpo, memória e cidade em 124 novos poemas do ator e poeta Thiago Medeiros; e a exposição "Siso Oro", do artista plástico Antônio Gilvan, que reúne 20 pinturas sobre o 16 orixás e suas histórias.
A partir das 13h, começam as apresentações de música, poesia, palestra e circo com a set list dos Djs Zé Caxangá e Camarão Nativo. Na sequência, o artista Thiago Medeiros entra em cena, novamente, para uma intervenção poética, seguido pela apresentação do autodramático Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante, que mostra por meio de mitos, danças, ritmos e oralidades, a beleza da cultura popular e suas influências na formação do povo brasileiro.
Uma pausa nas artes para falar com a pesquisadora, Camille Suellen, sobre Comunicação Não-violenta, uma pesquisa prática, iniciada há mais de 50 anos pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que convida a um redirecionamento de foco e para outras maneiras de dialogar que facilitam a clareza, compreensão, empatia e compaixão, capazes de sustentar parcerias flexíveis e fortes, transformando conflitos em oportunidades de conexão e cooperação.
A programação prossegue com o artista Firmino Brasil e uma foto performance, inspirada no quadro Composição em Vermelho, Amarelo e Azul, de Piet Mondrian e os melhores números e a garantia de muitas gargalhadas dtrio de palhaços Fino, Sula e Piruá no espetáculo “Combo”. Em seguida, o espetáculo de dança "Sou" da Companhia Orô Una apresenta uma viagem através da introspecção em busca de transcender o autoconhecimento e se descobrir imersas no todo.
Com o fim da tarde se iniciam os shows musicais com o grupo Carcará na Viagem e sua mescla de rap, coco, embolada, ragga, funk e ritmos regionais e a banda Du Souto que fará uma apresentação cheio de misturas sonoras, letras bem-humoradas e uma identidade genuinamente potiguar.
O Eco Praça foi contemplado pelo Programa de Patrocínios da Cosern – Instituto Neoenergia, por meio da Fundação José Augusto e da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Natal, Prefeitura de Parnamirim via Fundação Parnamirim de Cultura, Unimed, Reality Climate Project e Natal Shopping.
SOBRE O ECO PRAÇA
O projeto Eco Praça é um movimento sociocultural de ocupação e ressignificação criativa de praças e espaços públicos sob a perspectiva de ações colaborativas que englobam arte e cultura, lazer, economia solidária e criativa, educação ambiental, esporte e qualidade de vida, com intervenções lúdicas, promovendo a conscientização socioambiental e transformação desses espaços.
O Eco Praça incorpora em seu conceito diversas experiências culturais atreladas a discussões relacionadas ao direito à cidade, com o objetivo de despertar na população participante o interesse pela gestão comunitária dos espaços públicos.
A ação é idealizada e promovida pelo Instituto Ancestral, organização social autônoma e popular que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco pedagógico com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.
Serviço:
Eco Praça – Edição 5 anos
16 de dezembro –9h30 às 20h
Área de Lazer do Panatis
Programação Eco Praça – Edição 5 anos
Manhã

Abertura "Celebrando Ciclos": Dança circular com Ísis de Castro
Aulão de zumba com Lucca Ballero e Nescau Quebrança
Tenda da Saúde Unimed
"Transformando Abraços em Mudas" - ação ambiental do Grupo Viveiro de Mudas
Bate papo sobre Mudanças Climáticas com Kaleb Melo
Mutirão de intervenção urbana - Grafite
Feira de Economia Criativa
Oficina de Alimentação Saudável com Dina Dayala (Cozinha da Índia)

Tarde

Lançamento do livro "Meio-dia" de Thiago Medeiros
Exposição Siso Oro do artista plástico Antônio Gilvan
Ação de Registro Afetivo das Árvores (Tree id)
DJs Zé Caxangá e Camarão Nativo
Intervenção poética com Thiago Medeiros
Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante
Cia de Circo Os Ladrões de Sorrisos
Jesus Flava Gang
Teagacê
Vivência Comunicação não-violenta com Camille Suellen
(De) composição em vermelho, amarelo e azul do performer Firmino Brasil
Capoeira - Associação Canzua de Capoeira de Angola
Combo Tropa Trupe
Instalação de vídeo de Augusto Serquiz
"Sou" com a Cia Orô Una
Carcará na Viagem
Du Souto