Mulheres advogadas anunciam apoio a Aldo Medeiros para a presidência da OAB



Mais de 60 mulheres advogadas do Rio Grande do Norte deram sua demonstração de apoio à candidatura de Aldo Medeiros para ser presidente da OAB/RN pelos próximos três anos (2019/2021). Além do reforço eleitoral, o evento comprovou a valorização das advogadas na chapa encabeçada por Aldo, a “Atitude OAB”.
O bloco tem uma forte representatividade feminina, inclusive em postos-chave. Na diretoria, são candidatas Rossana Fonseca como vice-presidente, Milena Gama como secretária-geral adjunta e a professora Beatriz Presgrave para o Conselho Federal. Há ainda o caso simbólico de Monalissa Dantas, candidata a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN). Monalissa poderá ser a primeira mulher a presidir o órgão, em 86 anos de história da OAB no Rio Grande do Norte.
Da mesma forma, Aldo Medeiros buscou no interior do Estado fechar alianças com nomes expressivos da advocacia feminina. Assim, conseguiu costurar parcerias com as candidatas às presidências das subseções de Mossoró e de Goianinha, respectivamente as advogadas Bárbara Paloma e Alana Almeida.
Outro sinal de que a chapa Atitude OAB prestigia a participação das mulheres está na superação da margem mínima exigida para a composição dos blocos eleitorais. A exigência é de que as chapas não tenham menos que 30% de sua formação com mulheres. A liderada por Aldo Medeiros é integrada por 40% de mulheres.
Mais que a presença na chapa e nos apoios políticos, o candidato a presidente da OAB/RN destaca que a sua proposta é ter mulheres ajudando-o a fazer um bom trabalho em favor da advocacia potiguar. Ele defende algumas propostas específicas para elas. São propostas que vão da disponibilização de espaços destinados à amamentação para a mulher advogada nos tribunais até a implantação da Coordenadoria Regional da Mulher Advogada em todas as subseccionais do Estado, passando ainda por ações e campanhas em benefício da saúde das profissionais do Direito.
Candidata a vice-presidente, Rossana Fonseca endossa o posicionamento do companheiro de chapa. Ela acredita que o grupo tem uma representação feminina bem expressiva que pode dar uma contribuição valiosa para melhorar as condições de trabalho para as mulheres advogadas. “Estamos imbuídas desse propósito e todas confiamos que, com o apoio de Aldo Medeiros na presidência, a OAB trará bons avanços para a atuação das advogadas no Rio Grande do Norte”, acredita Rossana.

Nenhum comentário