Mãe especial conta em livro experiências e avanços do filho autista



A escritora Aneida Fulsang lança na próxima quinta-feira (22), em Natal, o livro Autismo – Aprendendo a Aprender com Ejner. O lançamento, inédito na capital potiguar, será no Praia Shopping, a partir das 19h e abre uma sequência que ocorre em mais quatro cidades do País para apresentar a obra, que relata as experiências e conquistas do seu filho de 12 anos, autista com severidade nível 3 não verbal, a partir das descobertas de uma mãe atenta e criteriosa.
O livro Austismo: Aprendendo a Aprender com Ejner é uma viagem para quem excursiona pela realidade do espectro autista - seja por uma relação familiar ou profissional – através de experiências cheias de amor e competência teórica. É o primeiro de uma série livros que discute o autismo e os métodos de tratamento para ajudar famílias, profissionais e a sociedade em geral a entender o transtorno e a melhorar a qualidade de vida de seu portador, trazendo à tona, algumas desordens sensoriais típicas do autista e os meios de diminuí-las.
A publicação foi ilustrada pelo design gráfico potiguar Lyo Lima que registra situações cotidianas, com destaque para os problemas sensoriais enfrentados com frequência. E como seus familiares atuam no sentido de minimizar a sobrecarga de estímulos, tornando a experiência mais inclusiva.
“O conteúdo, colocado de forma clara, prazerosa e didática, contém informações muito úteis sobre as alterações sensoriais presentes na maioria das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ilustrações são belíssimas. A leitura dará um conhecimento que ajudará na compreensão de muitos comportamentos aparentemente espontâneos que observamos nestas pessoas. Estou aguardando o segundo volume", disse o doutor José Salomão Schwartzman, referência no Brasil na área da neurologia da infância e adolescência.
Antes do lançamento do livro, Aneida Fulsang participa de três palestras em Natal sobre o tema “Percepção Setorial”. Duas na terça-feira (20), a primeira às 9h no auditório do Hemonorte para os pais e terapeutas do Centro de Reabilitação Infantil e a segunda às 19h30 no auditório do Sebrae para o publico em geral. Já no dia 22, à tarde, ela conversa com os profissionais e integrantes da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande do Norte, às 14h30, na sede da instituição em Cidade Satélite.
Além da capital potiguar, a escritora e palestrante lança o livro e realiza conferência em Maceió, no dia 26 de novembro, em Brasília, aonde irá duas vezes, nos dias 29 de novembro e 05 de dezembro, além da cidade Joinville, em Santa Catarina, em primeiro de dezembro, encerrando o ciclo em São Paulo no dia 8 de dezembro.
“Há dois anos, visitando minha família no Brasil, conheci algumas mães de crianças especiais que buscavam compreender o comportamento do meu filho Ejner, ao mesmo tempo em que demonstravam ter sede de entender seus filhos e ajudá-los a se desenvolver dentro de suas limitações. Neste livro compartilho o dia a dia do meu garoto, suas dificuldades e avanços, como sente, reage e vê o mundo. Ele tem me ensinado as mais variadas formas de amor, muito além das palavras”.

Sobre a autora 
Aneida Fulsang nasceu em Patos, na Paraíba, e mora há mais de 15 anos nos Estados Unidos, onde é casada com Eric. É mãe de Eric Jr, Ejner e Ejvin. Profissional do Comércio Exterior atuava como fashion designer até o diagnóstico de autismo severo de Ejner, que a levou a pesquisar e fazer análise do comportamento, o que lhe confere o status de escritora e autora dessa obra.
Como uma boa nordestina, não esmoreceu ante as adversidades e, dentre tantos desafios que lhes foram impostos, criou o programa individual do filho, intitulado ejer4autism e a página do Facebook "Autismo: aprendendo a aprender com Ejner".

Autismo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma patologia que vem despertando a curiosidade de muitos estudiosos da área de desenvolvimento e aprendizagem. Atingindo 1% da população mundial, esta condição trata-se de uma disfunção sensorial que afeta a forma como o sujeito percebe o mundo e seus estímulos, comprometendo a interação social, a comunicação e, por conseguinte, todas as interrelações que são impostas a qualquer ser humano em suas mais diversas nuances.
Apesar de afetar a condição neurológica de seu portador, este transtorno ainda tem causas e diagnóstico bem obscuros, constituindo-se em uma sentença bastante cruel para aqueles que precisam se deparar com esta realidade. Felizmente, há aqueles que, diante de ações bem sucedidas se importam em compartilhar e assim abreviar este percurso cheio de dúvidas e sofrimentos.
Vídeo que explica tema das palestras de Aneida Fulsang: Percepção Sensorial - http://bit.ly/2PXGDtr

Informações:
Instagram: @ejner4autism
Facebook: Autismo - Aprendendo a Aprender com Ejner
YouTube: Ejner Autismo

Serviço:
O que: Lançamento do livro Autismo – Aprendendo a Aprender com Ejner
Quando: dia 22 de novembro, quinta-feira.
Onde: Praia Shopping 
Horário: 19 horas.