CMN realiza curso sobre funcionamento e informatização do processo legislativo



A Câmara Municipal de Natal recebeu, nesta segunda-feira (12), integrantes da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi para a realização de um curso de capacitação sobre informatização do processo legislativo e o funcionamento da Casa. Vereadores e estagiários receberam treinamento de como funciona o novo sistema implantado na CMN, o SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, além de conhecerem a estrutura da Câmara de Natal e o funcionamento do trabalho de cada gabinete.  
"A Câmara Municipal de Natal, em parceria com a Fecam (Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte), por ter a maior estrutura dentre as Câmaras do estado, está disponibilizando esse estágio de apoio à informatização  e modernização do processo legislativo da Câmara de São Paulo do Potengi para que os vereadores possam melhor servir a população", destacou o vereador Raniere Barbosa (AVANTE), presidente da CMN.
Além da informatização do processo legislativo serão implantados, em São Paulo do Potengi, os gabinetes parlamentares. Os 11 vereadores terão disponíveis assessores individuais para desenvolverem as atividades de cada parlamentar. "A Câmara Municipal de Natal serve de exemplo para outras Câmaras nessa implementação dos gabinetes parlamentares. A partir de agora cada vereador de São  Paulo do Potengi terá o seu gabinete e esse gabinete tem funções próprias, tem assessorias distintas, e a Câmara de Natal chega com esse papel de mostrar como funciona os trabalhos realizados aqui para que sirva de exemplos para outras Casas", explicou Rodrigo Loureiro, diretor do núcleo de comunicação da Câmara Municipal de Natal.
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, Alysson Lindálrio, ressaltou a importância do curso para melhorar os trabalhos desenvolvidos na Casa. "É um momento ímpar porque estamos concluindo aqui, na Câmara Municipal de Natal, nossa última fase de capacitação e atualização do novo sistema implantado que visa informatizar todo o nosso processo legislativo", afirmou Alysson. O vereador acrescentou que com o novo sistema os trabalhos da Casa Legislativa de São Paulo do Potengi estarão disponíveis para a população praticamente em tempo real. "Nós estamos vivendo um novo momento com a implantação do sistema de gerenciamento integrado, implantação dos gabinetes, contratação de estagiários e informatização do processo legislativo, com o simples objetivo de melhorar o trabalho realizado na Câmara de São Paulo do Potengi e levar de uma maneira mais rápida para a população tudo o que os vereadores vêm produzindo", finalizou Lindálrio.  
Texto: Karol Fernandes