Dia do Médico é comemorado na Câmara Municipal de Natal



Os médicos foram homenageados nesta segunda-feira (22) pela Câmara Municipal de Natal em razão da data que comemora a profissão, 18 de outubro. De iniciativa do vereador Franklin Capistrano (PSB), a sessão solene contou com a presença de representantes da Prefeitura de Natal e do Conselho Regional de Medicina do RN - CREMERN, além de parlamentares e membros da sociedade civil. Na ocasião, foi feita a entrega da Comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira dos Santos para profissionais de destaque da medicina. 

"Há milênios a medicina é um dos mais eficientes instrumentos para a conquista da felicidade, Este é o nosso destino e nada nos afastará dele", declarou o vereador Franklin Capistrano em seu discurso. Segundo ele, a Comenda Dr. Ruy Pereira tem como objetivo homenagear médicos que a exemplo de Dr. Ruy dedicam-se incansavelmente a servir e sonhar com melhores condições de vida para os menos favorecidos.

"Como a profissão que representamos, a nossa existência se justifica pelo desejo de servir ao ser humano. Assim, onde estiver uma pessoa doente, ali estaremos nós. Não apenas como espectadores do drama humano, mas sempre como atores dispostos a transformar a realidade adversa e a contribuir para a sua redenção. Tenho orgulho de ser médico por causa da importante função social que o ofício tem", completou Franklin.

Por sua vez, o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (Avante), lembrou que a comenda é uma das honrarias mais relevantes que o parlamento municipal concede. "Trata-se de uma das atividades profissionais essenciais para a qualidade de vida da população, haja vista que lida com a saúde das pessoas. Portanto, nada mais justo que esta homenagem". 

Genilse Maciel de Almeida, secretária-adjunta de Atenção Integrada à Saúde - SMS, disse que a saúde, seja no sistema público ou privado, "é fortalecida a partir da ação multiprofissional, com cada profissional da área atuando de forma integrada na promoção da saúde, no tratamento e na prevenção de doenças".

Marcos Lima Freitas, presidente do CREMERN, falou que a vida do médico é de muita dedicação, pois ele lida com vidas e luta para fazer com que os pacientes se curem e venham a renascer. "Então, quero agradecer o carinho e a consideração da Casa do Povo com todos os médicos que trabalham para a comunidade e se dedicam diuturnamente a salvar, curar, diagnosticar e tratar", finalizou.

Entre os homenageados, o médico Hermance Lobo de Paiva, 40 anos de carreira, falou que o reconhecimento da Câmara serve de incentivo para continuar firme na jornada. "Ser médico é quando o amor ao ser humano fala mais alto e o salvar vidas se torna a meta principal, é atender o chamado a uma missão. É uma luta árdua, cheia de sacrifícios, todavia, gratificante para quem a abraça".