Projeto Samuzinho está com edital aberto para seleção de novas escolas


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) abre processo seletivo (no período de 1 a 10/04/2018)  para escolha das duas escolas que irão participar do Projeto Samuzinho, edição 2018, executado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e seu Núcleo de Educação Permanente (NEP).
O projeto se propõe a sensibilizar crianças e adolescentes em idade escolar (7 a 14 anos) e seus professores sobre a importância do SAMU 192 RN para a população, desenvolvendo, nesses jovens, habilidades técnicas e comportamentais para atuar diante de situações de urgência como primeiros respondentes, além de minimizar os índices de trotes no SAMU 192 RN.
Os seis encontros, sendo um por mês, irão acontecer em horário contrário ao da sala de aula normal, para não haver prejuízo no ano letivo da criança.Alguns dos temas abordados durantes os encontros serão reanimação cardiopulmonar, manobras de desengasgo, acidentes domésticos e de trânsito, pequenos traumas, queimaduras, choque elétrico, desmaio, crise convulsiva.
O Projeto Samuzinho surgiu em 2007, no Distrito Federal (DF), diante de um contexto de chamadas ineficientes geradas pelos trotes, que apontavam uma variação de 10% a 30%. Organizado de diferentes formatos e metodologias, hoje, o projeto segue em outros municípios e estados onde existe o SAMU 192 implantado, com a mesma missão educativa de divulgar informações sobre o trabalho do SAMU, noções de primeiros socorros e formação de agentes multiplicadores, tendo como público alvo crianças em idade escolar, considerados os principais responsáveis pelos trotes ao serviço
Seleção
As escolas interessadas em participar devem ser da região metropolitana do Rio Grande do Norte (Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Monte Alegre, Extremoz e Nísia Floresta).
Um dos quesitos utilizados como critério de desempate entre as escolas classificadas é que elas terão que ter no mínimo nota 06 (seis) no IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica). As turmas serão constituídas de 25 crianças/adolescentes e cinco educadores vinculados à escola, onde os seis encontros acontecerão, conforme cronograma do projeto.
Cada escola deve indicar de 3 a 5 professores por turma, que acompanhem os alunos nos encontros, bem como o seu desempenho no Projeto Samuzinho (em todas as ações e encontros), assim como também estimular os alunos a fazer as atividades que forem propostas.
Formação
Serão realizadas várias atividades, como aulas teóricas e práticas, oficinas, gincanas de reconhecimento de materiais, simulação realísticas (teatros), aprendizado baseado em equipes, problematizações, bem como visitas das estruturas físicas do SAMU 192 RN, assim como à ambulância de suporte básico e as de suporte avançado, de acordo com cronograma pré- estabelecido. Os temas são abordados de maneira lúdica com ênfase em metodologias ativas do processo de ensino-aprendizagem.
Inscrições
A inscrição das escolas será realizada através da ficha de inscrição (ANEXO B) e o termo de compromisso (ANEXO A), que deverão ser encaminhados por e-mail (nepsamu192rn@gmail.com).
As inscrições serão abertas a partir do dia 01/04/2018 até 10/04/2018. Não serão aceitas inscrições após o período estabelecido, nem de escolas que não preencham os pré-requisitos.
Serão disponibilizadas vagas para 02 escolas. Cada escola terá direito a eleger 25 alunos e 05 professores, sendo distribuídos da seguinte forma:
Escola 1:
25 alunos para o turno da manhã (08h à 12h);
05 (cinco) professores para o turno da manhã (08h à 12h);
Escola 2:
25 alunos para o turno da tarde (14h às 18h);
05 (cinco) professores para o turno da tarde (14h às 18h).

Nenhum comentário