Prefeitura de Extremoz faz balanço positivo dos festejos de Carnaval no município




Após os quatro dias de atrações no Carnaval de Extremoz, a Prefeitura avalia positivamente as ações planejadas e executadas para o evento. Foram quatro polos festivos (Pitangui, Barra do Rio, Genipabu e Santa Rita) e atrações que valorizaram os artistas da terra. Além disso, a segurança, a organização e a participação do público marcaram os quatro dias da folia de momo em Extremoz.
A participação do público impulsionou a economia local, favorecendo a circulação de mercadorias e a aplicação de recursos no município. A segurança nos quatro polos contou com o apoio de duas novas viaturas recentemente adquiridas pela Prefeitura e entregues à Polícia Militar. As viaturas do tipo Amarok também permitiram o patrulhamento da orla, onde veículos comuns não conseguem trafegar.
Também foi reaberto no sábado (10) de Carnaval, numa parceria entre Prefeitura, comerciantes e comunidade em geral o posto policial de Pitangui, que estava fechado há 12 anos. A Prefeitura equipou a unidade com eletrodomésticos como micro-ondas, gelágua, ventilador, cadeiras e colchões. Além disso, manterá um servidor à disposição do posto policial para serviços gerais de manutenção. A população de Pitangui arrecadou recursos junto aos comerciantes para a compra de tintas e todo o material necessário para a reforma. A mão de obra também foi executada pela própria comunidade.
A presença da Polícia Civil também foi percebida pelos foliões. Após solicitação feita pela Prefeitura, a Secretaria de Segurança do RN enviou para Pitangui a Delegacia Móvel, que foi responsável por prender em flagrante um homem que estava passando notas falsas no comércio local.
Os guarda-vidas e bombeiros civis também trabalharam em parceria com a Prefeitura e garantiram a tranquilidade dos banhistas e foliões. Os palcos dos eventos foram todos vistoriados e aprovados pelos bombeiros civis e militares.
Durante todo o Carnaval, até à Quarta-feira de Cinzas, a Prefeitura deixou à disposição da população um plantão 24h na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pitangui, como forma de reforçar o serviço de saúde à população nos dias de festa. Além desse reforço, a população também dispôs dos serviços do Hospital Municipal Presidente Café Filho, que já funciona com médicos de plantão 24h e ainda da UBS de Genipabu, que funcionou em regime de 12h em horário de pico durante este Carnaval.
“Priorizamos ações de prevenção, antes mesmo do período de Carnaval, com blitzen com apoio do Detran e durante o período de Carnaval a segurança e a saúde foram prioridades. Com isso tivemos um Carnaval muito tranquilo, muito organizado, valorizando os artistas da terra, com estrutura e atrações em quatro polos festivos, ótima participação do público e isso trouxe consequências positivas, inclusive, para a economia local. Fazemos um balanço positivo dos festejos carnavalescos em Extremoz”, disse o prefeito Joaz Oliveira.




Fotos: Canindé Santos