Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal divulga calendário de matrículas para 2018.1


O Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal (NTE Natal) da Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta quinta-feira (18) seu calendário de cursos para 2018.1. Neste semestre estão sendo ofertados 18 cursos, distribuídos nos três turnos, que poderão atender a até 400 cursistas. A programação contempla a área tecnológica e de informática e é voltada para professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino.
 
Dentre os temas oferecidos estão “Gameterapia Pedagógica”, “Oficina da Lousa Digital” e “Redes Literárias”. A programação completa está disponível em www.natal.rn.gov.br/sme/. As inscrições serão iniciadas no dia 2 de fevereiro para professores e funcionários da Rede Municipal, e se estendem até o dia 23 do mesmo mês. A partir do dia 26 de fevereiro até 9 de março, as vagas remanescentes poderão ser ocupadas por outros interessados de acordo com a procura. O início das aulas ocorrerá em 12 de março.
 
O chefe do Setor de Tecnologia Educacional e Desenvolvimento de Pessoal, professor Mailson Corcino de Barros, destaca os cursos de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) e de Fotografia Digital. “O curso sobre ODAs é bem interessante porque trabalha com esses objetos que já estão disponibilizados na internet, então o professor se apropria desse conhecimento e aplica em sala de aula”, explica.
 
“No curso de Fotografia Digital o objetivo é trabalhar o celular e a fotografia como recurso pedagógico”. Mailson ressalta, ainda, que neste ano serão oferecidas 100 vagas a mais que em 2017, sendo 50 novas vagas em cada semestre.
 
Estão aptos a ingressar nos cursos candidatos que tenham conhecimento prévio de informática, exceto para o curso de Informática Básica. Os cursistas têm direito a Carteira de Estudante e Certificado ao término das aulas. Para efetuar a matrícula, os interessados devem comparecer ao Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), localizado na Avenida Coronel Estevam, 3705, Nossa Senhora de Nazaré (ao lado do Terminal Rodoviário da Cidade da Esperança).
 
O NTE Natal
 
O NTE Natal é destinado a formação e aperfeiçoamento dos professores e funcionários da Rede Municipal de Educação, especialmente quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em suas práticas pedagógicas e ao apoio técnico aos laboratórios de informática das escolas. O NTE funciona nas dependências do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE).