Setur RN promove aproximação entre cadeia turística e produtores locais no Agreste Trairi


Uma nova etapa relacionada ao projeto de Dinamização e Sustentabilidade Turística previsto para os municípios de Monte das Gameleiras, Passa e Fica e Serra de São Bento, no Agreste/Trairi, foi iniciada. Empresários dos três municípios estão visitando propriedades dos agricultores para possibilitar a aproximação entre a cadeia produtiva do turismo e os produtores locais, com a finalidade de conhecer o modo de cultivo dos produtos produzidos no próprio território.

Na última quinta-feira aconteceu uma ‘aula-show’ com o chef de cozinha Márcio Marques. O objetivo foi usar os ingredientes da região em novas receitas, além de promover integração entre empresários e agricultores da região. No dia anterior, produtores rurais, representantes da Secretaria de Estado do Turismo do RN, técnicos da Emater e funcionários das secretarias de turismo e agricultura dos municípios estiveram na Câmara Municipal de Serra de São Bento para tratar da inserção da Central de Comercialização e Assistência Técnica Rural no projeto.

PROJETO DE DINAMIZAÇÃO

Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras passaram a integrar uma nova rota turística a ser intensificada pelo Governo do Estado através do projeto de Dinamização do Turismo neste pedaço do Agreste potiguar. Os três municípios são conhecidos pelas serras, turismo de aventura, simplicidade e clima agradável. E o objetivo do projeto, coordenado pela Setur e com recurso do Governo Cidadão através de empréstimo do Banco Mundial, é levar desenvolvimento e sustentabilidade à região.

“É uma região de potencial turístico imenso. E queremos dotar a área de infraestrutura adequada para que o visitante seja bem acolhido, possa voltar e recomendar a outros. Além, claro, de envolver toda a comunidade nesse trabalho, porque o turismo tem por essência a geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário estadual de turismo, Ruy Gaspar. A subsecretária de turismo, Solange Portela, ressaltou que ainda este ano será intensificada a divulgação desses destinos nas mídias sociais, e em 2018 o objetivo é buscar parcerias para reforçar essa promoção deste novo destino do RN.