Governo do Estado tem programação cultural especial para festas de fim de ano



Uma programação especial, repleta de espetáculos, eventos infantis, exposições, lançamentos literários, concertos musicais integram as atividades culturais desenvolvidas pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA) para as festas de fim de ano.
O Natal da Meninada que segue até 23 de dezembro na Cidade da Criança teve início no último domingo (3) com a apresentação dos grupos Brincarte, Brincanto e da dupla Bisteca e Bochechinha que divertiram a criançada com shows musicais, brincadeiras e números circenses.
A programação no parque continua nos dias 10 e 23 com a apresentação do espetáculo Infantil “Era Uma Vez”, que exibe personagens infantis inspirados em famosos desenhos animados. Ainda no dia 17 haverá a apresentação do grupo circense Mágicos de Ouro. Todos os espetáculos se iniciam às 16h. O Ingresso à Cidade da Criança custa R$ 1.
Artes Visuais
No campo das Artes Visuais, a Fundação José Augusto preparou e abriu espaço para uma série de mostras que visualizam o cenário da pintura, escultura, entre outras manifestações. No dia 6 a partir das 19h serão abertas na Pinacoteca Potiguar as exposições “Novos da Pinacoteca II”, que contém obras doadas ao museu; e “Lembrando Orlando Morgantini”, que resgata a obra do pintor, cujo acervo exposto também será doado à Pinacoteca. Na oportunidade também haverá o lançamento do Edital Ocupação da Pinacoteca 2018.
No dia 20 às 19h na Galeria Newton Navarro, localizada na entrada da FJA, haverá abertura da mostra Privado é Público, que irá integrar o acervo da futura Pinacoteca de Mossoró. Na oportunidade haverá o lançamento da edição especial da Revista Preá, editada pelo jornalista Mário Ivo Cavalcanti.
E no dia 21 a partir das 18h serão aberta as mostras “50 Tons Naifes”, que apresenta quadros do pintor Iaperi Araújo, inspirados no Movimento Armorial; “Nasce Natal”, exposição fotográfica que integra o acervo do colecionador André Madureira; e “Equações Assimétricas”, que marca a celebração dos 50 anos do Poema Processo”, sob curadoria do artista Falves Silva. No Museu Café Filho (Rua da Conceição, S/N, Centro) prossegue a visitação ao II Salão Dorian Gray que expõe as obras de 150 artistas potiguares. As exposições são promovidas pela Coordenação de Museus da FJA.
Ação Social
A FJA realizará dia 18, no Hospital Varela Santiago, e dia 20 no Hospital Maria Alice Fernandes duas ações sociais para levar arte aos pacientes infantis das duas unidades hospitalares, através das apresentações das musicistas Rosa Amélia e Ana Carolina. A iniciativa é do Centro de Promoção Cultural, setor da FJA.
Música
Neste dezembro dois grandes momentos musicais marcam a programação de fim de ano: no dia 13 às 20h, na Catedral Metropolitana será realizado o Concerto Oficial da orquestra Sinfônica do RN com a participação dos corais Canto do Povo e Camerata de Vozes do RN. O espetáculo celebra o nascimento da Cidade de Natal.
No dia 22 às 20h também na Catedral Metropolitana será realizado um concerto especial com a Camerata de Vozes do RN, regida pelo Padre Ferreira, Sesi Big Band, sob a regência de Eugênio Graça, e da Banda de Cruzeta, conduzida pelo maestro Bem Bem Dantas.
Cantata
Após o sucesso das encenações em São Gonçalo do Amarante, Teatro de Cultura e Popular e Canguaretama, a “Cantata para os Santos Mártires” retorna para duas apresentações especiais: O espetáculo que narra a história dos 30 santos canonizados, será exibido dia 19 às 20h no Centro Administrativo, em Natal. No dia 29 às 19h será apresentado no pátio da Igreja Matriz de Mossoró. O musical é dirigido por Diana Fontes, com música e texto de Danilo Guanais.