Biblioteca “Virgílio Urbano de Araújo” promove I Semana Literária e Cidadania


Em Natal, a unidade da Indústria do Conhecimento, mais conhecida como Biblioteca “Virgílio Urbano de Araújo”, situada no bairro das Rocas, Zona Leste, realiza durante três dias a primeira edição da Semana Literária e Cidadania. A abertura do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (04) e contou com a presença da secretária municipal de Educação, a professora Justiva Iva de Araújo Silva. A programação segue até a próxima sexta-feira (06).

Na abertura da I Semana Literária e Cidadania, participaram cerca de 40 alunos da Escola Municipal Santos Reis, que fica localizada próximo à Biblioteca. Os estudantes cursam o 8º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária dos 13 aos 16 anos, e foram acompanhados pela professora de Português Wallreine Medeiros de Aquino e a professora de História Adriana Patrício. 

A titular da SME, conversou com os estudantes sobre a importância da leitura. “A leitura é fundamental para a aprendizagem. Encontramos nos livros muitas orientações que complementam os ensinamentos dos professores. A educação é a grande riqueza que podemos adquirir na vida, associada a paz e a saúde. Estudar é o melhor caminho, pois transforma as pessoas”, aconselhou a professora Justina Iva. 

A secretária de Educação afirmou ainda que estava muito feliz em saber que as crianças da comunidade, do entorno da Biblioteca, estão utilizando as instalações da unidade da Indústria do Conhecimento e participando diariamente das atividades realizadas, contribuindo assim para melhorar seus desempenhos nas escolas.

De acordo com a diretora da Biblioteca, a professora Jeana Magalhães Oliveira, a programação da Semana Literária e Cidadania contará com saraus poéticos, apresentações musicais, muitas leituras, atividades recreativas, sorteio de brindes e material escolar, e distribuição de lanches. 

“Teremos uma palestra, na quinta-feira (05), às 9h30, proferida pela Equipe de Saúde do Distrito Leste, da Secretaria Municipal de Saúde, que irá debater sobre vacinação e as doenças sexualmente transmissíveis. Também iremos desenvolver com os alunos o Projeto Fluência Leitora e o poeta e cordelista Manoel Cavalcante participará da programação”. Para Jeana Magalhães, o objetivo do evento é construir elos com os alunos e a comunidade, para tornar as Rocas um bairro leitor.

O poeta, músico e estudante do curso de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Henrique Fraga, apresentou um sarau poético e realizou um pocket show para os alunos.

Bastante concentrada na apresentação do cantor estava a aluna Maria Lindalva Lima de Souza, de 13 anos, da Escola Municipal Santos Reis. “O pocket show foi muito bom, com músicas bacanas. Foi uma aula diferente e agradável”, disse. A estudante afirmou ainda que foi muito legal participar da Semana Literária e que tem o hábito de leitura tanto na escola, como em casa.

A professora de Português Wallreine Medeiros de Aquino, afirmou que estava muito feliz em poder proporcionar para os alunos uma aula diferenciada. “Esse evento contribui para aprimorar o gosto pela leitura, adquirir novos conhecimentos e apreciar poesia e boas músicas. Também é importante para muitos estudantes, que ainda não conheciam as instalações da Biblioteca, conhecerem esse espaço tão maravilhoso, que eles podem utilizar para estudar e fazer trabalhos de casa”, elogiou a professora.

Biblioteca “Virgílio Urbano de Araújo”

A unidade da Indústria do Conhecimento, mais conhecida como Biblioteca “Virgílio Urbano de Araújo”, situada no bairro das Rocas, Zona Leste, está em pleno funcionamento e completando dois anos de suas atividades, beneficiando principalmente as crianças e adolescentes da comunidade do Maruim e a população no entorno dos bairros das Rocas, Santos Reis, Ribeira e Praia do Meio. A Biblioteca foi inaugurada em seis de outubro de 2015.

A instalação dessa unidade é uma parceria entre a Prefeitura do Natal com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e intermediação do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (Sesi/RN). A biblioteca está sob a responsabilidade e administração da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

A Indústria do Conhecimento é uma unidade de multimeios, composta por 10 computadores, acesso à internet, acervo bibliográfico com aproximadamente 1.500 livros, DVDteca, CDteca e Gibiteca, além de mobiliário necessário e equipamentos eletrônicos.

O município de Natal fez a cessão de espaço público, localizado ao final da Av. Duque de Caxias com a Rua Hildebrando de Góis (em frente ao hospital dos pescadores), para a construção do espaço multimídia. A unidade da Indústria do Conhecimento funciona das 09h ao meio dia e das 13 às 16h.