Projeto da Assembleia proporciona dia de lazer a idosos no Parque das Dunas


“É a segunda vez que participo dessa nobre ação da Assembleia Cidadã. Estou maravilhada com a programação do evento, principalmente com a oficina de arte da qual fiz parte. Eu não acreditava nunca que, à essa altura da vida, eu pudesse aprender e desenvolver meu lado artístico”, comemora Dona Dione Silva, de 65 anos. A aposentada faz parte do grupo de idosos da instituição “Conviver”, que assim como outros grupos da terceira idade, participam nesta quinta-feira (28) do projeto “Vivendo a Terceira Idade”, no Parque das Dunas.

A ação é uma iniciativa da Assembleia Cidadã em alusão ao Dia do Idoso, comemorado anualmente no mês de outubro, e consiste em oferecer um dia de lazer à pessoa idosa, disponibilizando programação diversificada voltada à qualidade de vida. De acordo com Suely Pimentel, que coordenou o projeto, a ação proporciona a integração entre os idosos.

“A Assembleia Cidadã promove um trabalho social voltado para certas camadas da sociedade, dentre elas, os idosos. Pensando nisso, realizamos hoje a segunda edição desse projeto, visando celebrar o Dia do Idoso através de uma programação de lazer e qualidade de vida que busca oportunizar o desenvolvimento de atividades que envolvam a aquisição de novos conhecimentos, convívio social, vivências artísticas e culturais”, explica Suely.

Participam da ação nove instituições potiguares que atendem a pessoa idosa, além dos idosos que comparecem individualmente ao evento, que é aberto ao público acima dos 60 anos. A programação no Parque segue durante todo o dia de hoje, contemplando palestras; oficinas de pintura em tela e pátina em porta retrato; cantinho da beleza com design de sobrancelha, esmaltação e corte de cabelo; clínica geral e aferição de pressão e glicose; jogos mesa; e atração musical.

O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro, data que marca a promulgação do Estatuto do Idoso. A lei, instituída em 2003, é fundamental para chamar a atenção para a importância da proteção a esse público. O Legislativo Estadual é espaço de diversas proposições em favor da pessoa idosa, como o Projeto de Lei que visa instituir o Programa de Prevenção de Acidentes com Idosos.

Assembleia Cidadã

O projeto Assembleia Cidadã leva à população do Rio Grande do Norte ações de cidadania sem fins lucrativos, com atendimentos nas áreas de ação social, educação, cultura e lazer, além de contribuir com as escolas públicas do RN por meio de um diagnóstico exploratório das suas dificuldades sociais, a fim de minimizar problemáticas relativas à cidadania e educação, colaborando assim, para a promoção de uma comunidade escolar mais consciente de seus direitos e deveres.

Programação

Tarde (das 13h às 15:20h)

- Palestra MENTE SÃ e CORPO SAUDÁVEL, ministrado por Flávio Ferreira (Professor Tai Chi Chuan) – até às 13:20h.
- Pintura em tela com Romildo Felix (Pedagógo)
- Pátina em porta retrato com Cleide Marques (Artesã)
- Momento de beleza com Design de Sobrancelha, Esmaltação e Corte de Cabelo (SENAC)
- Saúde: aferição de pressão e glicose com a enfermeira Kércia Michelle e Clínica Geral com a Dra. Almira Araújo
- Cafuné Voluntário (RH ALRN), com Clarice e Nudinete.
- Jogos diversos (dama, dominó e xadrez)
(15:20h) -  Lanche
(15:30h às 16h) - Música com Atila (Assembleia Legislativa)