Castramóveis começam a funcionar dia 23 de setembro em Natal


Secretaria Municipal de Saúde (SMS), definiu os últimos detalhes para a primeira ação realizada pelo Castramóvel, que será utilizado para a castração de forma gratuitas de animais em Natal.
No dia 23 de setembro, cerca de 100 gatos machos receberão o serviço. Na véspera, dia 22, será realizada a triagem dos animais. Os castramóveis estão estacionados na sede do Centro de Controle de Zoonoses Norte.
“Serão animais de pessoas que já fazem parte do cadastro de ONGs. Faremos primeiro com os gatos machos por ser um procedimento mais rápido, mas depois vamos expandir os serviços”, destacou Saudade Azevedo, secretária de Saúde de Natal.
Pela SMS, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fará o transporte dos animais, que no próximo dia 22 ainda passarão por um exame de sangue. Já o vereador Sandro Pimentel disponibilizou os insumos que serão utilizados inicialmente e a Universidade Potiguar (UNP) é a responsável pelos procedimentos.
A castração é uma maneira eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças para outros animais e até mesmo para o ser humano.