ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ÀS PESSOAS SURDAS SERÁ DESTAQUE EM CONGRESSO INTERNACIONAL EM NATAL-RN


No I Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial, em Natal-RN, será apresentado os desafios enfrentados na clínica psicológica junto à pessoa surda. A Psicóloga Talita Alves Estrela (CRP: 11/11127) debaterá uma área de atendimento nova, porém, com pouquíssimos profissionais capacitados no país.

Referência em atendimento psicológico à surdos, a cearense ressalta que o campo novo a ser explorado, requer um cuidado quanto a apropriação de uma nova língua, a Língua Brasileira de Sinais – Libras, a compreensão de um modo de ser diferenciado, de uma cultura (a cultura surda), visto que o surdo tem uma apreensão de mundo distinta, sendo sujeitos visuais.

Ainda de acordo com a psicóloga Talita Estrela, é fundamental que o profissional se aproprie não somente da Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas da história do povo surdo, para assim, proporcionar um espaço de escuta e maior cuidado. É importante também estar atento a como os surdos se sentem em um mundo onde a maioria é ouvinte, e, sendo minoria, como percebem seu modo de estar no mundo, como é circular nos dois mundos (ouvintes e surdos), como se sentem a respeito da comunicação, de não serem compreendidos e de muitas vezes se tornarem objetos de curiosidade e promoção por parte dos ouvintes/intérpretes. A psicóloga ressalta também, que o atendimento à surdos impõe a necessidade do envolvimento familiar, visto que muitos problemas relacionados à comunicação se originam neste ambiente.



SAIBA MAIS

·         I Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial
        Dias do evento: 20 a 22/09, local:  Praiamar Natal Hotel & Convention.(Natal-RN)