Água de torneiras ao redor do mundo está contaminada com microplásticos


Como se não bastasse peixes, mariscos e mexilhões com organismos contaminados com microplástico, um novo levantamento da organização Orb Media indicou que a água de torneiras ao redor do mundo também sofre com este problema. Das 159 amostras de água de torneira coletadas pela organização em cinco continentes, 83% continham microplásticos.

Para piorar, os cientistas ainda não sabem como estas fibras chegam aos encanamentos nem quais seriam os riscos reais para a saúde humana. No caso do Brasil, as pessoas não costumam beber água da torneira, mas usam esta água para cozinhar. Acredita-se que ao aquecer a água que está contaminada, substâncias aderidas à superfície do microplástico podem ser liberadas.

A contaminação ocorre ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, o número de fibras encontradas na água de torneira no Trump Grill, em Nova York, nos Estados Unidos, foi a mesma nas amostras de água em Beirute, no Líbano. A Orb também encontrou plástico em água engarrafada.

A cada ano, 270 milhões de toneladas de plástico são produzidos no mundo, e mais de 40% deste total é usado apenas uma vez antes de ser descartado. Até agora, a única fonte confirmada de poluição de microplásticos na água são as roupas de tecido sintético, que soltam até 700 mil fibras por lavagem.

opiniaoenoticia.com.br