Lei aprovada pela Câmara institui o ‘Julho Branco’


A Câmara Municipal de Natal aprovou, na tarde desta quinta-feira (3), o Projeto de Lei nº 133/2015, de autoria da vereadora Professora Eleika, que institui o “Julho Branco” no calendário oficial de eventos do município de Natal. O “Julho Branco”, cujo símbolo será um laço na cor branca, será destinado a campanhas voltadas para a saúde e a dignidade do idoso, o envelhecimento saudável e a conscientização quanto à violência aos idosos.

O mês do Idoso tem como objetivo estimular as atividades físicas e mentais nas pessoas da Melhor Idade, conscientizar o idoso do seu importante papel na construção de uma sociedade com melhor qualidade de vida, promover encontros, audiências públicas, oficinas temáticas e fóruns de debates com temas de relevância social tendo o idoso como foco central; além de sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre o papel e a respectiva importância do idoso e realizar outras iniciativas que visem à promoção e valorização do idoso na sociedade.

Em decorrência dos avanços da medicina e de uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, as pessoas estão envelhecendo mais. As mudanças demográficas foram tantas que, em 2011, alcançamos o número de 23,5 milhões de idosos no País, o que estava previsto para acontecer apenas em 2020. De acordo com as projeções realizadas devemos ultrapassar os 55 milhões em menos de 30 anos. 

Para a vereadora propositora do projeto, é necessário promover mecanismos que contribuam para essas melhorias e um mês dedicado ao Idoso se enquadra bem neste objetivo. “A nossa ideia é que, durante o período em questão, sejam realizadas atividades recreativas e educativas e também atividades na área de saúde, para beneficiar a população idosa. Outro ponto fundamental é a conscientização dos indivíduos que integram outras faixas etárias da importância do idoso, alertando sobre como ele deve ser tratado e os motivos para este tratamento especial”, pontua Professora Eleika. 

A parlamentar ressalta, ainda, que a escolha pelo termo “Julho Branco” se deu ao relacionar o mês de comemoração ao Dia dos Avós – celebrado em 26 de julho – e ao fazer referência aos cabelos brancos dignos daqueles que tanto já viveram e que podem doar aos mais jovens muita experiência.