Instituto está com inscrições abertas para cursos à distância no Pronatec


O projeto PROSPERE, idealizado pelo Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB), com sede em Natal, já é o maior ofertante brasileiro de vagas para o PRONATEC voluntário, programa do Ministério da Educação que disponibilizará mais de dois milhões de vagas gratuitas para Formação Profissional no Brasil até o final de 2017. Em todo o país, somente na sua primeira fase, foram inscritos 400 mil alunos, sendo que quase 200 mil foram inscrições realizadas na plataforma do PROSPERE, um marco para a educação do país e do Rio Grande do Norte.
O PROSPERE cadastrou alunos de todos os recantos do país e já está recebendo inscrições da segunda fase do projeto. Eles encontraram na plataforma a possibilidade de qualificação à distância. Os alunos que se inscreverem nos cursos de qualificação profissional do PRONATEC voluntário estarão automaticamente estudando e se aculturando na nova plataforma de formação tecnológica do ITB. “Estamos investindo para ofertar oportunidades de qualificação para a população e promover o avanço tecnológico brasileira através do ensino técnico”, destacou
Os interessados devem ficar atentos pois já estão abertas, até o próximo dia 18 de agosto, as inscrições online para o segundo lote de vagas do PRONATEC Voluntário, através do endereço sistec.mec.gov.br/meu-cadastro. Nessa segunda fase estão sendo disponibilizadas mais de 500 mil vagas para Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) e Técnicos nas modalidades Presencial e a Distância -EaD. “Já estamos recebendo novas inscrições e vamos capacitar muitos jovens para o mercado de trabalho, aproveitando o momento de recuperação da economia”, destacou Paulo.

O programa tem a missão de ampliar a oferta gratuita de formação profissional. A idade mínima para participar é de 15 anos. Todos os cursos atendem demanda por cursos mais rápidos para ingresso no mercado de trabalho. É o primeiro passo para a profissionalização do trabalhador e para que ele consiga um certificado que ateste qualificação profissional. Os cursos duram 160 horas e são focados em área de atuação específica. As aulas serão ministradas de julho a novembro, totalmente on-line.